Empresas

Presidente da Petrobras (PETR4) faz primeira aparição após ‘fritura’

12 abr 2024, 14:04 - atualizado em 12 abr 2024, 14:04
prates-petrobras
Jean Paul Prates faz primeira aparição pública na última quinta (11) (Imagem: Agência Senado)

O presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Jean Paul Prates, fez primeira aparição pública desde o início de especulações sobre sua demissão, na noite da última quinta (11). Prates participou do evento de 20 anos da Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (Abespetro), segundo informações do Valor Econômico.

O presidente da estatal discursou para o público presente no evento, mas não atendeu a imprensa. Apesar disso, Prates ironizou a situação atual da Petrobras: “Que crise?”.

  • O que está acontecendo com a Petrobras? A equipe do Money Times investigou a fundo o que está rolando com a estatal em meio à interferência política e à retenção de dividendos; leia mais.

Ao longo do discurso, ele garantiu reformas na contratação, processos e projetos às empresas fornecedoras de produtos e serviços da petroleira. Além disso, comentou sobre a crise atual da cadeia de fornecedores, prometendo mais proximidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A “fritura” de Prates

O presidente da Petrobras vem recebendo diversas críticas, passando por uma “fritura” dentro do governo Lula. As expectativas eram de que sua demissão fosse anunciada, mas segundo fonte do governo brasileiro à Reuters, Prates deve permanecer no cargo, ao menos por enquanto.

As pressões contra o presidente da petrolífera vinha da vontade de substituí-lo por Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Além disso, há o embate entre Prates e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O conflito entre os executivos aborda diversas discussões, como o pagamento de dividendos extraordinários, que foi uma gota d’água na relação entre os dois.

A nota mais recente da Petrobras sobre o assunto diz que a companhia “não tem conhecimento de qualquer decisão de substituição do atual CEO”.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.