Agenda do Dia

Presidente da Fiesp é destituído após reunião com Alckmin: Veja o que movimenta a terça-feira (17)

17 jan 2023, 8:11 - atualizado em 17 jan 2023, 8:11
Fiesp, Josué Gomes, Geraldo Alckmin
Durante encontro com presidente da Fiesp, Alckmin disse que meta do governo é acabar com o IPI. (Foto: Karim Kahn/Fiesp)

O presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, foi destituído do cargo ontem, poucas horas após reunião com o ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.

Mas o ministro e também vice-presidente não teve envolvimento na saída de Gomes.

Próxima meta é acabar com IPI via reforma tributária, diz Alckmin

A sua destituição foi aprovada em uma assembleia com representantes de 47 sindicatos que não gostaram do estilo de gestão do filho de José Alencar, vice de Lula entre 2003 e 2011.

Houve duas abstenções e um voto pela sua manutenção no cargo. Gomes deve recorrer à decisão.

Dança das cadeiras

Ontem, a Tarciana Medeiros assumiu como presidente do Banco do Brasil (BBAS3). Na ocasião, disse que avançará em soluções de crédito e meio de pagamento.

Podemos conciliar atuação comercial e pública. O Banco do Brasil tem estratégia corporativa consistente, com visão de longo prazo”, afirmou.

Lula aproveitou a cerimônia de posse para destacar o seu desejo de que o Banco do Brasil seja “campeão de crédito consignado”.

Confira a agenda do presidente Lula desta terça-feira (17)

Horário Programação Local
09h Reunião com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta Palácio do Planalto
11h30 Reunião com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo Palácio do Planalto
15h Reunião com o Vice-Presidente Nacional da CUT, Vagner Freitas Palácio do Planalto
16h30 Reunião com o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim Palácio do Planalto

Economia

Com a agenda econômica fraca, o destaque vai para os números chineses. O Produto Interno Bruto (PIB) da China fechou o quarto trimestre com alta anualizada de 2,9%.

Apesar do resultado positivo, o crescimento econômico da China em 2022 caiu para um de seus piores níveis em quase meio século.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, segue sua agenda no Fórum Econômico Mundial em Davos, com a participação de um evento do Itaú e um jantar com o BTG.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (17)

Horário País Indicador
04h Reino Unido Índice de Preços ao Consumidor (dezembro)
04h Reino Unido Índice de Preços ao Produtor (novembro)
04h Reino Unido Taxa de desemprego
08h Brasil IGP-10

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar