Internacional

Presidente da China propõe “iniciativa de segurança global”, sem dar detalhes

21 abr 2022, 10:56 - atualizado em 21 abr 2022, 10:56
Xi Jinping
Durante um discurso em vídeo no evento anual Fórum de Boao para a Ásia, Xi disse que o mundo deve respeitar a soberania e a integridade territorial  (Imagem: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)

O presidente chinês, Xi Jinping, propôs nesta quinta-feira uma “iniciativa de segurança global” que defende o princípio de “segurança indivisível”, conceito também endossado pela Rússia, embora não tenha dado detalhes de como a proposta seria implementada.

Durante um discurso em vídeo no evento anual Fórum de Boao para a Ásia, Xi disse que o mundo deve respeitar a soberania e a integridade territorial de todos os países, enquanto presta atenção às preocupações de segurança “legítimas” de todos.

“Devemos defender o princípio da indivisibilidade da segurança, construir uma arquitetura de segurança equilibrada, eficaz e sustentável e nos opor à construção da segurança nacional com base na insegurança em outros países”, disse Xi na reunião na ilha de Hainan, no sul da China.

Nas conversas sobre a Ucrânia, a Rússia insiste que os governos ocidentais devem respeitar um acordo de 1999 baseado no princípio de “segurança indivisível” de que nenhum país pode fortalecer sua própria segurança às custas de outros.

A China e a Rússia têm se aproximado cada vez mais, e a China se recusou a condenar a invasão russa à Ucrânia em 24 de fevereiro, a qual Moscou chama de “operação especial” para desmilitarizar o país. A China atribui a crise na Ucrânia à expansão da Otan para o leste.

Analistas notaram que essa é a primeira vez que a China defende uma “segurança indivisível” fora do contexto da crise RússiaUcrânia, com implicações sobre ações dos Estados Unidos na Ásia.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!