Presidente da China pede que G20 tenha postura “acolhedora” em relação a CBDCs
Em um recente evento do G20, Xi Jinping, presidente da China, destacou que o grupo precisa adotar uma “atitude aberta e acolhedora” em relação a moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs).
Sua declaração no último sábado (21) é incrível, dado que a China está prestes a lançar seu próprio sistema de criptomoedas, chamado de DCEP (“Moeda Digital/Pagamento Eletrônico”). Testes estão acontecendo em províncias chinesas e milhares de cidadãos já participaram.
Xi se referiu a CBDCs no contexto do “desenvolvimento equilibrado da economia digital”, segundo transcrição publicada pelo Ministério das Relações Exteriores da China.
“O G20 […] precisa discutir o desenvolvimento de padrões e princípios para moedas digitais emitidas por bancos centrais com uma atitude aberta e acolhedora e lidar, adequadamente, com todos os tipos de riscos e desafios enquanto impulsiona, em conjunto, o desenvolvimento do sistema monetário internacional”, explicou Xi.
O presidente chinês havia falado que a China deveria ter uma “posição de liderança” na aplicação da tecnologia blockchain no setor público. Porém, o setor cripto chinês está envolvido em uma grande medida repressiva referente a lavagem de dinheiro.
Como a China planeja impulsionar seu yuan digital?