Presidente da Câmara dos EUA encontra presidente da Ucrânia em Kiev
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse neste domingo que se encontrou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em Kiev para transmitir a mensagem de que os EUA estão firmemente ao lado da Ucrânia em meio à luta contra a “invasão diabólica de Putin”.
Zelenskiy, acompanhado por uma escolta armada, cumprimentou Pelosi do lado de fora de seu escritório presidencial, vestido com o uniforme militar cáqui que ele tem utilizado em aparições públicas desde o início da invasão pela Rússia no dia 24 de fevereiro.
“Nossa delegação viajou para Kiev para transmitir uma mensagem inconfundível e retumbante ao mundo inteiro: os Estados Unidos estão firmemente ao lado da Ucrânia”, disse Pelosi, em comunicado.
Ela foi acompanhada por vários deputados em uma viagem custeada pelo Congresso que ocorreu uma semana após a visita do secretário de Estado Antony Blinken e do secretário de Defesa Lloyd Austin à Ucrânia.
Pelosi disse que Zelenskiy deixou claro que a Ucrânia precisa de mais segurança, ajuda econômica e humanitária “para lidar com o devastador dano humano causado ao povo ucraniano pela invasão diabólica do (presidente Vladimir) Putin”.
“Nossa delegação orgulhosamente transmitiu a mensagem de que um suporte americano adicional está a caminho”, disse ela.
Na sexta-feira, Pelosi disse que esperava aprovar um pacote de ajuda de 33 bilhões de dólares para a Ucrânia, mediante pedido do presidente Joe Biden, o mais rápido possível – um incremento substancial no financiamento norte-americano à Ucrânia mais de dois meses depois de iniciada aquilo que a Rússia chama de “operação militar especial”.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem-informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!