Presidente da BHP (BHPG34) se diz cautelosamente otimista sobre crescimento econômico chinês
O presidente-executivo do Grupo BHP (BHPG34), Mike Henry, disse nesta sexta-feira estar “cautelosamente otimista” sobre as perspectivas econômicas para a China, apesar da incerteza.
“Há incerteza na China – embora nossa visão seja de que a China ainda fornecerá um pouco de estabilidade ou sustentação para o crescimento econômico global nos próximos 12 meses”, disse o chefe da maior mineradora listada do mundo em uma entrevista pré-gravada para o FT Mining Summit em Londres.
A China, a segunda maior economia do mundo, responde por mais de 50% da demanda global por matérias-primas.
Suas perspectivas econômicas foram obscurecidas por restrições rigorosas da Covid-19, interrupções no fornecimento de energia e alimentos causadas pela crise na Ucrânia e desaceleração do crescimento global devido a aumentos acentuados nos custos de empréstimos para conter a inflação.
O Fundo Monetário Internacional prevê que o PIB da China crescerá apenas 3,2% este ano, abaixo do crescimento de 8,1% em 2021.
Até agora, a China lutou contra as enormes quantidades de estímulo que introduziu quando a fraqueza econômica levou a uma queda na demanda e uma queda nos preços das commodities em 2015-6.
“Estamos vendo alguns brotos verdes na China por meio de setores imobiliários, aumentando as vendas e as conclusões”, disse Henry.
“Ainda não estamos vendo isso levar a um aumento nos lançamentos de imóveis, mas estamos vendo uma política mais favorável, incentivando os bancos a relaxar algumas de suas práticas de empréstimos para o setor imobiliário”.
A BHP é uma das maiores produtoras de minério de ferro, usado na fabricação de aço para a construção civil, com mais de 250 milhões de toneladas extraídas no exercício até junho.
A gigante da mineração está atualmente estudando se pode aumentar a produtividade do minério de ferro acima de 300 milhões de toneladas por ano, acrescentou Henry.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!