Presidente da controladora da Ambev renuncia para focar em holding europeia
O presidente da Anheuser-Busch Inbev, controladora da Ambev (ABEV3), renunciou de seu cargo para focar totalmente na JAB Holdings, holding europeia com aproximadamente US$ 110 bilhões investidos em empresas de consumo, conforme reportagem do Wall Street Journal.
A maior cervejaria do mundo sofre pressões por parte de alguns investidores, a medida que o acúmulo das funções de CEO da JAB Holding e presidente da Anheuser-Busch Inbev por Olivier Goudet poderia trazer conflito de interesses. O CEO Carlos Brito da cervejaria permanecerá em seu cargo atual.
A diretoria se preocupou pela disponibilidade de Goudet para se comprometer com a intensa rotina de reuniões da Anheuser-Busch Inbev, de no mínimo oito encontros por ano. Caso haja alguma aquisição em vista, o volume pode aumentar em cinco a sete meetings, de acordo com o WSJ.
Acompanhe o Money Times no Instagram!
Apenas para investidores: melhores small caps reveladas
A JAB adquiriu a Dr Pepper Snapple Group, terceira maior fabricante de soft drinks dos EUA, e compete em um nicho de mercado no qual a Anheuser-Busch Inbev pretende crescer, o de bebidas não alcoólicas. A companhia relatou queda nas vendas da Budweiser e da Bud Light durante o quarto trimestre de 2018.
Investimentos em foco
Recentemente, foi veiculado no Correio Braziliense a intenção de abertura de um escritório da companhia europeia no Brasil, mais precisamente na capital São Paulo, cujo intuito é prospectar investimentos para mercados emergentes.
O executivo Ricardo Rittes, com 14 anos de experiência na Anheuser-Busch Inbev, terá como cinco principais desafios: trazer investimentos, contribuir no management, facilitar a relação financeira entre a holding e suas subsidiárias (pela experiência do executivo na emissão de dívidas), contribuir para captações de fundos e gerenciar a relação de risco e retorno do portfólio.