Economia

Presidente boliviano pede alívio global de dívida para países pobres

18 set 2021, 15:44 - atualizado em 18 set 2021, 15:44
Luis Arce, presidente da Bolívia
Cúpula: Luis Arce é um dos cerca de 20 presidentes e primeiros-ministros reunidos na Cúpula do México (Imagem: Twitter/Divulgação/@LuchoxBolivia)

O presidente boliviano Luis Arce fez neste sábado (18) um apelo por um acordo global para reduzir as dívidas de países pobres durante cúpula no México.

O líder socialista da América do Sul é um dos quase 20 presidentes e primeiros-ministros que compareceram à reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), um órgão regional que o falecido ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ajudou a organizar em 2011.

Os líderes se reuniram a convite do presidente esquerdista do México, Andrés Manuel López Obrador, com o objetivo declarado de enfraquecer o bloco diplomático da OEA, sediado em Washington e que exclui Cuba.

Em comentários de abertura na cúpula realizada no palácio nacional do México, Arce defendeu o fortalecimento do bloco alternativo da Celac e, como outros líderes, pediu distribuição universal de vacinas contra a Covid-19 e outras políticas sociais que beneficiem os povos mais empobrecidos da região.

reuters@moneytimes.com.br