Internacional

Presidente alemão diz que caos afegão “envergonha” o Ocidente

17 ago 2021, 12:52 - atualizado em 17 ago 2021, 12:52
Afeganistão
“As imagens de desespero no aeroporto de Cabul envergonham o Ocidente político”, disse Steinmeier, cujo cargo é essencialmente simbólico, em um comentário no palácio presidencial alemão (Imagem: REUTERS/Stringer)

As imagens de multidões tentando fugir de Cabul são vergonhosas para as nações ocidentais, disse o presidente da Alemanha nesta terça-feira, enquanto pessoas desesperadas imploravam socorro no aeroporto após a tomada de poder pelo Taliban.

“Estamos vivenciando uma tragédia humana cuja responsabilidade compartilhamos”, disse Frank-Walter Steinmeier depois que o governo apoiado pelo Ocidente desmoronou e suas forças de segurança treinadas por estrangeiros se esfacelou.

A Alemanha, que tinha o segundo maior contingente militar no Afeganistão, só atrás do norte-americano, quer retirar de avião milhares de cidadãos germano-afegãos, além de ativistas de direitos humanos, advogados e pessoas que trabalharam para forças estrangeiras.

“As imagens de desespero no aeroporto de Cabul envergonham o Ocidente político”, disse Steinmeier, cujo cargo é essencialmente simbólico, em um comentário no palácio presidencial alemão.

“Mais ainda agora, temos que estar com aqueles com os quais temos dívida por seu trabalho e apoio.”

Mas um primeiro avião militar alemão enviado a Cabul desde que o Taliban triunfou só retirou sete pessoas devido ao caos no aeroporto depois de transportar soldados na segunda-feira.

“O Bundeswehr (Exército) está obtendo acesso agora”, tuitou o ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas, dizendo que a situação no aeroporto se estabilizou e que haverá mais voos de retirada de pessoal durante esta terça-feira.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar