O Melhor do Seu Dinheiro

Prepare-se para uma semana agitada: Super Quarta, crise bancária nos EUA, processo contra o Hurb e outras notícias

02 maio 2023, 8:31 - atualizado em 02 maio 2023, 8:31
Hoje é dada a largada nas reuniões de política monetária aqui e nos EUA. (Imagem: Facebook/Board of Governors of the Federal Reserve System)

O leitor sabe que a semana começa bem quando o feriado cai na segunda-feira. Mas espero que tenha descansado bastante, porque os próximos dias prometem ser agitados.

Para começar, hoje é dada a largada nas reuniões de política monetária aqui e nos Estados Unidos. Por lá, os norte-americanos devem decidir por uma elevação dos juros para a faixa entre 5,0% e 5,25%. 

Já por aqui, o BC deve manter os juros em 13,75%. Nada novo sob o sol. 

O que vai exigir olhos prontamente disponíveis é o comunicado das duas autoridades monetárias após o anúncio da decisão. 

Roberto Campos Neto, chefe do BC brasileiro, não foi poupado do discurso afiado do presidente Lula no Dia do Trabalho e voltou a criticar a taxa de juros — afirmando que o desemprego era culpa da Selic elevada. 

Dificilmente Campos Neto deixou de curtir a pausa da semana por isso, mas o mercado teme uma influência política na decisão de juros.

Por isso, o comunicado após o anúncio da Selic — que ocorrerá amanhã após o fechamento da bolsa — é o destaque da Super Quarta.

Os investidores buscarão pistas de quando os juros irão cair — mas não querem que isso aconteça por causa do presidente da República.

Por falar em comunicados, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (o BC norte-americano), concederá a tradicional coletiva de imprensa depois do anúncio de juros. 

Os investidores procurarão nas falas de Powell sinais de para o fim do ciclo de juros altos nos Estados Unidos. A decisão sobre as taxas lá acontece às 15h, no horário de Brasília.

Além disso, a temporada de balanços e indicadores econômicos não dará trégua nesta semana. 

Mas calma. Para ficar por dentro de tudo que mexe com as bolsas, o dólar e o Ibovespa, basta ficar de olho no nosso ao vivo de mercados com tudo de mais importante para os seus investimentos.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS NO FERIADO
Bolsas em Nova York recuam após quebra do First Republic e à espera da decisão do Fed sobre juros. 
Os índices de Nova York até tentaram reagir com certa tranquilidade, mas não conseguiram manter o fôlego até o fim do pregão.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Mais uma Super Quarta para nossa coleção: o que esperar das reuniões de política monetária aqui e nos Estados Unidos? 
A semana guarda uma relevância ímpar para os mercados doméstico e internacional, de acordo com o colunista Matheus Spiess.

TRIBUTAÇÃO
Governo cria imposto de até 22,5% sobre investimentos no exterior na mesma MP que aumenta isenção do IR. 
Na atual cotação do dólar, os investimentos no exterior a partir de R$ 1,2 mil estarão sujeitos à cobrança, que inclui empresas controladas e trusts.

FÉRIAS FRUSTRADAS
Ação coletiva pede o bloqueio de contas do Hurb para pagar prejuízos de clientes.
 O processo pede tutela de urgência para o bloqueio judicial nas contas da empresa para o pagamento de indenizações, além de compensação por danos morais individuais.

GRUPO PARA INVESTIDORES “RAÍZ”
Agora você pode participar do nosso grupo mais VIP no Telegram. Nossa equipe de repórteres especiais está lá e circula entre os principais players da Faria Lima para entregar informações exclusivas e essenciais para qualquer investidor. Clique aqui e desbloqueie o seu acesso.

Ótima semana (mais curta) para você!