Prejuízo da Uber cresce no 2º tri com maiores incentivos a motoristas
A Uber (UBER) divulgou nesta quarta-feira que seu prejuízo cresceu no segundo trimestre, mesmo com o aumento das viagens e entregas.
Os incentivos a motoristas atingiram a receita da empresa de entrega de alimentos e transporte de passageiros.
A Uber teve prejuízo ajustado de 509 milhões de dólares antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) – métrica que exclui custos não recorrentes ampliando a perda em quase 150 milhões de dólares em relação ao primeiro trimestre.
A empresa também alertou investidores de que a variante Delta da Covid-19 impactou o resultado.
Os analistas, em média, esperavam que a companhia reportasse uma perda de Ebitda ajustado de cerca de 324,5 milhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.
Mas a Uber reafirmou meta de atingir a lucratividade com base no Ebitda ajustado no final deste ano e disse que reduzirá as perdas para 100 milhões de dólares no terceiro trimestre.
A empresa disse que os passageiros voltaram à sua plataforma em maior número em julho e espera que a tendência continue nos próximos meses junto com fortes pedidos de entrega de alimentos.
Isso desde que a variante Delta do coronavírus não reverta a reabertura gradual da economia dos EUA, problema que a rival Lyft disse na véspera que estava monitorando.
Os investidores estão preocupados com a contínua escassez de motoristas no setor, à medida que a demanda aumenta. A Lyft disse que espera que a oferta limitada de motoristas continue no próximo trimestre.
A Uber disse que os motoristas ativos mensais e os entregadores de comida aumentaram em 50%, ou quase 420 mil de fevereiro a julho.
A Uber gastou 250 milhões de dólares com incentivos a motoristas no trimestre, o que aumentou os prejuízos em seu negócio de transporte urbano por aplicativo.
Os custos e despesas totais no segundo trimestre aumentaram em mais de 57% ano a ano, para 5,12 bilhões de dólares.
A unidade de delivery, que inclui o serviço de entrega de restaurante Uber Eats, reduziu as perdas no trimestre e mais do que dobrou os pedidos em relação ao ano passado.
No geral, a empresa registrou receita de 3,9 bilhões de dólares no trimestre, superando estimativas médias dos analistas de 3,75 bilhões, de acordo com dados da Refinitiv.