Preços estáveis? Confira o desempenho do mercado cripto neste início de semana
Foi uma outra semana estável no mercado de criptoativos. O preço do bitcoin (BTC) subiu 5% na última semana e, agora, está sendo negociado acima dos US$ 19 mil.
O preço do ether (ETH) subiu 2% e o do ripple (XRP) subiu 4%. O mercado cripto, como um todo, subiu 4% na última semana.
Dados da plataforma de sentimento cripto Santiment indicam que houve um aumento nas menções pelo termo “stablecoin” na última semana — provavelmente graças ao anúncio do projeto de lei STABLE [Aplicação da Licença Bancária e Refreamento de Stablecoins] da última quarta-feira (2).
Se for aprovado pelo congresso americano, esse projeto de lei iria alterar a Lei Federal de Seguros de Depósitos e exigir que emissores de stablecoin adquiram alvarás bancários, obtenham aprovação do Federal Reserve e obtenham seguro pela Empresa Federal de Seguros de Depósito (FDIC).
É bem improvável que as atuais stablecoins se encaixem nesses requisitos. O projeto de lei considera stablecoins como uma continuação dos riscos sistêmicos de “shadow banking” (ou “sistema bancário paralelo”) que abalou o sistema financeiro global entre 2008 e 2009.
Caindo na real sobre “bancos de cripto”
Além disso, se a lei for aprovada, pode criminalizar pessoas que validam e mantêm redes públicas e descentralizadas, como a Ethereum, onde stablecoins são operadas.
Em uma publicação, Peter Van Valkenburgh, diretor e pesquisador do grupo de advocacia cripto Coin Center, explicou que, embora o alvo da sejam contratos autônomos que gerenciam e tornam stablecoins funcionais, poderia tornar ilegal a operação do software que processa contratos autônomos para stablecoins como DAI ou USDC.
No Twitter, Rohan Grey, professor-assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Willamette, que ajudou a elaborar a lei, esclareceu que nós que validam blocos de transações com stablecoins podem ser responsabilizados por suas consequências, segundo a nova lei.
Parece que, na opinião de Grey, mesmo se stablecoins forem emitidas em uma rede descentralizada com a Ethereum, ainda existem partes responsabilizáveis que poderiam ser um alvo por facilitarem o fluxo de transações com stablecoins.
Agora, grupos de advocacia como Coin Center estão preocupados com o nível de interligação de stablecoins na rede Ethereum, por meio de protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) e de mercados monetários como YFI e Curve, que incluem stablecoins como parte de suas soluções principais.
Apesar das implicações sistêmicas da lei STABLE, Ethereum teve ganhos de preço saudáveis na última semana.
Em entrevista à Bloomberg na última sexta-feira (4), Michael Sonnenshein, diretor executivo da Grayscale Investments, afirmou: “ao longo de 2020, vimos um novo grupo de investidores que priorizam a Ethereum e, em alguns casos, só querem saber de Ethereum”.
Este ano, a rede sustentou um crescente ecossistema DeFi e implementou, com sucesso, uma grande atualização. O preço do ETH teve um aumento anual de 350% e Sonnenshein sugere que “Ethereum possui as mesmas linhas de poder de permanência que o Bitcoin tem”.
Fundos de investimento em bitcoin e ether da Grayscale
atingiram recordes em novembro
O que vem por aí esta semana?
8 de dezembro: bifurcação do protocolo Haven
Haven (XHV), uma rede cripto com foco em privacidade, irá realizar uma grande atualização de rede via bifurcação drástica (ou “hard fork”) nesta terça-feira (8).
O lançamento irá atualizar o código-base do Haven para Monero v.016, o que deve melhorar o desempenho e a verificação de transações.
As atualizações permitirão que haja o lançamento do software do “vault” (pool de liquidez) Haven Web, com completa funcionalidade para conversões e transações com xUSD (a stablecoin da rede, pareada ao dólar americano). O preço do XHV disparou 4% na última semana.
12 de dezembro: distribuição do token Spark para detentores de XRP
A rede Flare planeja distribuir (realizar um “airdrop”) 45 bilhões de seu token nativo Spark para detentores de XRP a uma proporção 1:1 neste sábado (12).
Important #XRP dates to put in your calendar…
1.) Oct 14-15 @swellripple ~ Let’s hope we see some ? action!
2.) Dec 12 @FlareNetworks #Spark distribution for $XRP holders ~ Move your XRP to a supported exchange / wallet!
Most current list of who will support the airdrop: pic.twitter.com/v6oZOB9rJp
— ⓧ • XRPaul • ⓧ (@XRPaul_) September 21, 2020
O token Spark é nativo à plataforma da rede Flare e permite que usuários e desenvolvedores executem contratos autônomos no XRP usando uma máquina virtual alimentada pela Ethereum.
Um grande objetivo da rede Flare é criar uma ponte bidirecional entre a Ethereum e redes XRP. A “airdrop” resultou em um aumento no cadastramento e na atividade de contas no XRP Ledger. O preço do XRP aumentou 140% nos últimos 30 dias.
Top 10 criptoativos da semana
Foi uma semana mista para os dez criptoativos de grande capitalização na tabela da BNC.
Litecoin (LTC), a “prata digital” do bitcoin, o “ouro digital”, foi o ativo de melhor desempenho da lista. No passado, alguns descreveram litecoin como uma “rede de testes gloriosa para o Bitcoin”.
Porém, dados sugerem que o número de transações diárias no blockchain Litecoin aumentou 198%, sugerindo um crescente interesse na utilização da rede.
Gráfico de preço do bitcoin
O bitcoin passou por outra semana positiva de ação de preço, subindo cerca de 5%.
Glassnode relata que 12,9% dos bitcoins em circulação (ou 2,4 milhões BTC) está sendo detido em carteiras de corretoras — em comparação a 16% no começo do ano.
Moedas que saem de corretoras sinalizam, positivamente, que detentores não buscam liquidar imediatamente suas posses de bitcoin em outras cripto ou moedas fiduciárias e, em vez disso, desejam mantê-las privadas ou com outras custodiantes.
5 motivos para investir em bitcoin ainda em 2020