Preços dos aluguéis no Rio de Janeiro e São Paulo caminham em lados opostos; entenda
Nos últimos 12 meses, o mercado imobiliário do Rio de Janeiro tem registrado uma alta consistente no preço dos aluguéis — de 33 bairros, apenas 2 apontaram queda –, enquanto em São Paulo, houve uma desaceleração geral.
Os dados são do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb. O QuintoAndar, plataforma de moradia da América Latina, e o Imovelweb, portal de classificados do Brasil, lançaram nesta quinta-feira (10) o índice, que combina os dados das duas empresas, unindo valores de contratos fechados aos dos anúncios e apontando o preço de metro quadrado praticado no mercado.
- Banco do Brasil (BBAS3) vai pagar uma bolada bilionária: Vale a pena apostar nas ações agora e aproveitar os proventos? Saiba mais no Giro do Mercado desta quinta-feira (10), é só clicar aqui para assistir. Não deixe de se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Rio de Janeiro
A primeira edição do índice do QuintoAndar e do Imovelweb apontou que nos últimos 12 meses, até julho, houve um aumento significativo nos preços do metro quadrado em 94% bairros do Rio de Janeiro, com um parâmetro de nove a cada dez bairros. Além disso, o preço médio de aluguel subiu 17,08% no último ano, atingindo a maior alta, desde 2019, quando iniciou-se a série histórica.
Comparado a junho, foi um avanço de 1,01%, com o metro quadrado custando em média R$ 38,46 para aluguel na capital. Já no acumulado geral desse ano, a alta foi de 12,46%.
Dos 33 bairros monitorados, apenas em dois deles houve queda. Ambos ficam na Zona Norte, sendo Cascadura, onde ocorreu a principal retração (-7,2%) e Cachambi (-4,8%). Os imóveis com três dormitórios, são os principais impulsionadores na alta, com uma variação de 18,28% no último ano.
“O aumento dos preços dos imóveis na cidade do Rio de Janeiro tem se manifestado de forma generalizada, abrangendo diversos bairros e regiões. No entanto, há uma valorização maior na Zona Sul da cidade, região com uma melhor infraestrutura”, explica Pedro Capetti, especialista em dados do Grupo QuintoAndar.
Ranking de bairros mais valorizados em 12 meses no Rio de Janeiro:
Dos dez bairros mais valorizados nos últimos 12 meses no Rio de Janeiro, cinco ficam localizados na região Sul, onde é concentrada as localidades mais caras da cidade.
- Ipanema – 52,9%
- Leblon – 40%
- Flamengo – 30,8%
- Copacabana – 22,2%
- Maracanã – 20,4%
- Andaraí – 19,3%
- Jacarepaguá – 19,1%
- Centro – 18,5%
- Barra da Tijuca – 17,7%
- Botafogo – 17,6%
São Paulo
Já em São Paulo, o índice apontou uma desaceleração nos preços dos aluguéis. O preço dos novos contratos subiu 11,62% nos últimos 12 meses, atingindo a menor percentual desde maio do ano passado.
No mês de junho, o preço médio do metro quadrado na cidade subiu apenas 0,42%, ficando a R$ 58,61. Já no acumulado geral desse ano, a alta foi de 7,27%.
Esses números mostram que o mercado imobiliário da capital desacelerou devido aos impactos dos studios e apartamentos de apenas um único quarto.