Preços do petróleo sobem cerca de 1% com dados de inflação nos EUA e otimismo com demanda
Os preços do petróleo subiram cerca de 1 dólar o barril nesta quinta-feira, apoiados por números que mostram que os preços ao consumidor dos EUA caíram inesperadamente em dezembro e pelo otimismo sobre as perspectivas de demanda da China.
O índice de preços ao consumidor dos EUA caiu 0,1%, sugerindo que a inflação está agora em uma tendência de queda sustentada.
A principal importadora de petróleo, a China, está reabrindo sua economia após o fim das restrições rígidas contra Covid-19, aumentando as expectativas de maior demanda por petróleo.
O petróleo Brent fechou a 84,03 dólares o barril, subindo 1,36 dólar, ou 1,7%. O petróleo nos EUA fechou a 78,39 dólares o barril, ganhando 0,98 dólar, ou 1,3%.
Também impulsionando o petróleo, a moeda norte-americana caiu para uma mínima de quase nove meses em relação ao euro, depois que os dados da inflação aumentaram as expectativas de que o Federal Reserve será menos agressivo daqui para frente com aumentos de juros.
Na quarta-feira, os dois índices de referência do petróleo subiram 3%, na esperança de que as perspectivas econômicas globais não sejam tão sombrias quanto muitos temiam.