Commodities

Preços do petróleo operam perto de US$ 70 com melhores perspectivas para demanda

31 maio 2021, 8:33 - atualizado em 31 maio 2021, 8:33
Bomba de Petróleo
O petróleo Brent subia 0,73 dólar, ou 1,06%, a 69,45 dólares por barril, às 8:23 (horário de Brasília) (Imagem: Pixabay)

Os preços do petróleo se firmavam nesta segunda-feira, com o Brent perto de 70 dólares por barril, sustentado por melhores perspectivas para o crescimento da demanda por combustíveis no próximo trimestre, enquanto investidores aguardam uma reunião da Opep+ nesta semana para ver qual será a reação de produtores.

O petróleo Brent subia 0,73 dólar, ou 1,06%, a 69,45 dólares por barril, às 8:23 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,73 dólar, ou 1,1%, a 67,05 dólares por barril.

Mais cedo, o Brent chegou a tocar uma máxima da sessão de 69,82 dólares por barril.

Os mercados dos Estados Unidos e do Reino Unido estão fechados nesta segunda-feira devido a feriados.

Ambos contratos caminham para o segundo mês consecutivo de alta, com analistas esperando que o crescimento na demanda por petróleo compense o possível retorno das exportações do Irã.

“Apesar de restrições de mobilidade ainda em vigor, a demanda por petróleo tem se recuperado de forma dinâmica pelo mundo” , disse o Commerzbank.

O Irã está em negociações com potências globais desde abril, trabalhando nos passos que o país e o governo dos EUA precisariam tomar para a retirada de sanções e para que o programa nuclear iraniano volte a estar em conformidade com um pacto nuclear de 2015.

Nesta segunda-feira, o ministro de petróleo do Irã, Bijan Zanganeh , disse que o Irã poderia facilmente atingir uma capacidade de produção de 6,5 milhões de barris por dia (bpd) quando as sanções dos EUA forem retiradas.

Analistas do ANZ disseram que a demanda deve superar a oferta em cerca de 650 mil barris por dia no 3° trimestre e 950 mil bpd no quatro trimestre, respectivamente, já levando em consideração um aumento de 500 mil bpd na produção do Irã.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados incluindo a Rússia terão uma reunião na terça-feira.

reuters@moneytimes.com.br