Preços do petróleo caem por preocupações com coronavírus e dólar forte
Os preços do petróleo recuaram nesta segunda-feira, com um dólar mais forte e preocupações sobre os crescentes casos de Covid-19 pelo mundo pesando sobre as cotações, assim como o avanço lento das vacinações, o que compensava uma recuperação trimestral acima do esperado na economia chinesa.
O petróleo Brent recuava 0,28 dólar, ou 0,51%, a 54,82 dólares por barril, às 10:50 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,13 dólar, ou 0,25%, a 52,23 dólares por barril.
“Temores econômicos induzidos pelo coronavírus, um dólar norte-americano mais forte e um sentimento mais pessimista do investidor estão todos tendo algum papel no fato de que o Brent está negociando cerca de 3 dólares abaixo do visto na última quarta-feira”, disse o analista do Commerzbank, Eugen Weinberg.
Os contratos de referência do petróleo se recuperaram nas ultimas semanas devido às vacinas e com um corte inesperado de produção da Arábia Saudita. Mas o ritmo lento da vacinação levantou dúvidas sobre o quão cedo poderá se dar a recuperação econômica.
“As campanhas de vacinação, embora avançando, estão abaixo da velocidade necessária para uma rápida recuperação global no primeiro trimestre, e a retomada da demanda por petróleo será lenta”, disse o chefe de mercados de petróleo da Rystad Energy, Bjornar Tonhaugen.
Além disso, o dólar se fortalecia pelo terceiro dia consecutivo nesta segunda-feira, para uma máxima de quatro semanas, o que pesa sobre os preços do petróleo ao tornar a commodity mais cara para compradores que usam outras moedas.