Preços do petróleo avançam com demanda do consumidor e queda dos estoques
Os preços do petróleo subiram nesta quarta-feira, recuperando-se das perdas iniciais depois que os dados de estoque dos EUA mostraram uma forte demanda do consumidor e o Federal Reserve disse que encerraria suas compras de títulos da era pandêmica em março para desacelerar o aumento da inflação.
Os preços foram pressionados durante a maior parte do dia devido às preocupações contínuas de que o crescimento da oferta superará a demanda no próximo ano e às preocupações de que as vacinas contra Covid-19 possam ser menos eficazes contra a propagação da variante Ômicron.
O petróleo Brent subiu 0,18 dólar (USDBLR), ou 0,2%, para 73,88 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) fechou com alta de 0,14 dólar para 70,87 dólares o barril.
O Federal Reserve disse que encerraria suas compras de títulos da era da pandemia em março e começaria a aumentar as taxas de juros, já que o desemprego continua baixo e a inflação aumentou.
Os preços do petróleo subiram em linha com outros ativos de risco, como ações dos EUA, que responderam positivamente à declaração do Fed.
Os estoques de petróleo dos EUA caíram 4,6 milhões de barris na semana passada e os estoques de derivados e gasolina também recuaram, mostraram dados semanais do governo.
As exportações de petróleo aumentaram fortemente, enquanto o produto fornecido pelas refinarias, um sinal da demanda do consumidor, atingiu o recorde de 23,2 milhões de barris por dia.