AgroTimes

Preços do café na ICE caem mais que 3%; açúcar fecha em alta

27 out 2021, 17:50 - atualizado em 27 out 2021, 17:50
Café
O café robusta para janeiro fechou em queda de 73 dólares (Imagem: Pixabay/reynaldoac)

Os contratos futuros do café arábica e robusta fecharam em queda de mais de 3% na ICE nesta quarta-feira, após fortes ganhos na sessão anterior, quando o robusta atingiu a máxima de quatro anos e meio, enquanto o açúcar bruto fechou em alta.

Café

O café robusta para janeiro fechou em queda de 73 dólares, ou 3,2%, a 2.197 dólares a tonelada. O contrato tocou o pico de quatro anos e meio de 2.278 dólares na terça-feira.

Operadores disseram que o mercado estava encontrando dificuldades para superar a resistência em torno do pico de 2.279 dólares estabelecido em fevereiro de 2017 e pode cair ainda mais no curto prazo.

O mercado permaneceu sustentado, no entanto, pelas interrupções no fluxo de oferta do principal exportador de robusta, Vietnã, relacionadas à escassez de contêineres.

O café arábica para dezembro caiu 6,75 centavos de dólar, ou 3,2%, a 2,0135 dólares por libra-peso​.

Operadores observaram que as chuvas contínuas no Brasil estão melhorando as perspectivas para a safra do próximo ano no maior produtor de café arábica do mundo.

“Após meses de seca, as chuvas acima da média atestadas recentemente são naturalmente bem-vindas”, disse a trading Comexim em nota.

Açúcar

O açúcar bruto para março fechou em alta de 0,04 centavo de dólar, ou 0,2%, em 19,70 centavos de dólar por libra-peso, após atingir a máxima de uma semana e meia de 19,86 centavos de dólar anteriormente na sessão.

O mercado foi apoiado por uma perspectiva reduzida para a produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil, com dados divulgados na terça-feira pela Unica, mostrando que a produção na região havia caído mais bruscamente do que o esperado na primeira quinzena de outubro.

“O impacto cumulativo da seca prolongada e várias geadas estava presente na forma de menor processamento da cana e menor recuperação do açúcar. Mas tanto o processamento quanto a recuperação foram ainda piores do que o esperado”, disse Tobin Gorey, analista do Commonwealth Bank of Australia, em nota.

O mercado caiu perto do final da sessão, com os futuros do petróleo dos EUA perdendo 2%.

O açúcar branco para dezembro fechou em alta de 7,20 dólares, ou 1,4%, em 518,50 dólares a tonelada.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar