Minério de ferro

Preços de Minério de ferro e aço caem com frágil recuperação da demanda na China

13 fev 2023, 8:46 - atualizado em 13 fev 2023, 8:46
Minério de ferro
O minério de ferro mais negociado para maio na Dalian Commodity Exchange da China encerrou o comércio diurno com queda de 2,2%, a 841,50 iuanes (123,23 dólares) a tonelada (Imagem: REUTERS/Stringer)

Os contratos futuros de produtos ferrosos na China caíram nesta segunda-feira, uma vez que os crescentes estoques de aço e o aumento dos estoques de minério de ferro no porto indicaram uma lenta recuperação da demanda, mesmo com os últimos indicadores apontando para uma economia em recuperação.

O minério de ferro mais negociado para maio na Dalian Commodity Exchange da China encerrou o comércio diurno com queda de 2,2%, a 841,50 iuanes (123,23 dólares) a tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de março de referência do ingrediente siderúrgico caiu 3,5%, para 120,35 dólares a tonelada.

Na Bolsa de Futuros de Xangai, o vergalhão recuou 1,6%, enquanto outros benchmarks de aço também registraram perdas.

“Os mercados de metais industriais precisarão esperar pelos dados econômicos de fevereiro e março para ter uma verdadeira noção sobre a saúde da economia chinesa”, disse o diretor administrativo da Navigate Commodities, Atilla Widnell.

Traders foram cautelosos apesar dos dados mostrando que os novos empréstimos bancários na China saltaram mais do que o esperado para um recorde de 4,9 trilhões de iuanes (717,21 bilhões de dólares) em janeiro, enquanto as vendas de novas residências em 16 cidades chinesas aumentaram pela segunda semana consecutiva.

“Os lucros das siderúrgicas não melhoraram”, disseram analistas da Huatai Futures em nota.

“O aumento contínuo dos estoques provocará ajustes de curto prazo nos preços dos produtos acabados.”

Os estoques de aço mantidos por traders chineses, que vêm aumentando constantemente desde o final de dezembro, subiram 1,5 milhão de toneladas entre 3 e 9 de fevereiro, de acordo com a última pesquisa de estoques da consultoria Mysteel.

Enquanto isso, o estoque de minério de ferro no porto subiu na semana passada para 138,5 milhões de toneladas, o maior nível desde meados de setembro, mostraram dados da consultoria SteelHome.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar