Preços de importados nos EUA caem pelo 5º mês consecutivo em novembro
Os preços de importados nos Estados Unidos caíram pelo quinto mês consecutivo em novembro, influenciados pela queda nos custos de produtos petrolíferos e de uma série de outros bens, sustentando a visão de que a inflação pode continuar a se moderar nos próximos meses.
Os preços de importados, que excluem tarifas, caíram 0,6% no mês passado, após queda de 0,4% em outubro, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam recuo de 0,5%.
Nos 12 meses até novembro, os preços dos importados aumentaram 2,7%, o menor ganho desde janeiro de 2021, após alta de 4,1% em outubro.
O governo informou na terça-feira que os preços ao consumidor aumentaram moderadamente em novembro. O Federal Reserve, que segue em seu ciclo de alta de juros mais rápido desde a década de 1980, deve elevar os juros em 50 pontos-base nesta quarta-feira, interrompendo uma série de quatro altas consecutivas de 75 pontos.
Os preços dos combustíveis importados caíram 2,8% no mês passado, após queda de 2,7% em outubro. Os preços do petróleo recuaram 3,3%, enquanto o custo dos alimentos importados aumentou 1,8%.
Excluindo combustíveis e alimentos, os preços de importados caíram 0,6%, de queda de 0,1% em outubro. O núcleo de preços de importados está sendo pressionado pela força do dólar em relação às moedas dos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos. O dólar ganhou cerca de 6,2% em uma base ponderada pelo comércio este ano.
(Atualizada às 11:26)