Internacional

Preços de alimentos levam inflação britânica de volta a maior nível em 40 anos

19 out 2022, 7:49 - atualizado em 19 out 2022, 7:49
Feira em Londres
O Escritório de Estatísticas Nacionais disse que o índice de preços ao consumidor aumentou 10,1% em termos anuais em setembro (Imagem: REUTERS/Henry Nicholls/File Photo)

O maior salto nos preços dos alimentos desde 1980 levou a inflação britânica de volta aos dois dígitos no mês passado e ao nível mais alto em 40 anos que havia sido registrado em julho, em um novo golpe para as famílias que lutam com uma crise de custo de vida.

O Escritório de Estatísticas Nacionais disse que o índice de preços ao consumidor aumentou 10,1% em termos anuais em setembro.

Pesquisa da Reuters com economistas havia apontado uma leitura de 10,0%, após aumento de 9,9% em agosto.

Os números destacam as dificuldades para as famílias britânicas, especialmente as de menor renda, que enfrentam novas incertezas sobre a extensão do apoio financeiro disponível após a recente reviravolta do governo.

O Banco da Inglaterra também se sentirá pressionado a intensificar sua campanha de aumento dos juros no próximo mês depois dos dados desta quarta-feira.

Os preços de alimentos e bebidas não-alcoólicas deram a maior contribuição para o resultado da inflação em setembro, com alta de 14,5%, o maior salto desde abril de 1980, de acordo com a série histórica.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!