Commodities

Preços da matéria-prima siderúrgica caem na China com menor demanda por aço

27 dez 2021, 8:51 - atualizado em 27 dez 2021, 9:33
Fábrica de alumínio em Pindamonhangaba, SP
A produção semanal de aço nas principais empresas siderúrgicas da China ficou em 8,9 milhões de toneladas na semana passada, queda de 2,5% em relação à semana anterior (REUTERS/ Paulo Whitaker)

As matérias-primas da siderurgia chinesa caíram nesta segunda-feira, uma vez que a demanda permaneceu fraca, com os preços do carvão metalúrgico e do coque caindo mais de 4%, enquanto os contratos futuros de minério de ferro recuaram após os ganhos na semana passada.

A produção semanal de aço nas principais empresas siderúrgicas da China ficou em 8,9 milhões de toneladas na semana passada, queda de 2,5% em relação à semana anterior, mostraram dados da consultoria Mysteel.

“A produção média diária de ferro fundido permaneceu em baixas históricas … no entanto, os estoques de coque nas usinas estão mais altos do que no mesmo período dos anos anteriores”, escreveram analistas da SinoSteel Futures em nota.

Com a política de controle da produção de aço bruto provavelmente continuada no médio e longo prazos, os preços do carvão metalúrgico têm mais espaço para cair e a demanda de coque será difícil de se recuperar para níveis elevados, disse a SinoSteel Futures.

Os contratos futuros de carvão metalúrgico mais negociados na bolsa de Dalian para entrega em maio caíram 4,8%, para 2.177 Yuanes (341,68 dólares) por tonelada, antes de encerrar com queda de 4,2%, para 2.190 Yuanes por tonelada.

Os futuros de coque na bolsa de Dalian fecharam em queda de 6,2%, a 2.936 Yuanes por tonelada. Eles perderam até 6,8% durante a sessão.

A referência de minério de ferro caiu 3,3%, para 683 Yuanes por tonelada, revertendo os ganhos no mercado futuro e à vista na última sexta-feira.

Os preços spot de 62% do minério de ferro para entrega à China subiram 2,5 dólares para 127,5 dólares a tonelada na sexta-feira, de acordo com a consultoria SteelHome.

Os preços do aço na Bolsa de Futuros de Xangai ficaram mistos.

O vergalhão de aço para construção caiu 4,6%, para 4.307 Yuanes por tonelada, e os futuros de bobinas a quente caíram 4,5%, para 4.413 Yuanes por tonelada.

Os futuros de aço inoxidável de Xangai, para entrega em  fevereiro, subiram 0,1%, para 16.720 Yuanes por tonelada.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar