Economia

Preços ao produtor na Alemanha têm salto recorde surpreendente em agosto

20 set 2022, 8:47 - atualizado em 20 set 2022, 8:47
Indústria Carro Elétrico
Os preços ao produtor de produtos industriais aumentaram 45,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou o Departamento Federal de Estatística nesta terça-feira (Imagem: Shutterstock/Nataliya Hora)

Os preços ao produtor na Alemanha tiveram em agosto a maior alta desde que os registros começaram, tanto em termos anuais quanto mensais, impulsionados principalmente pela alta nos preços de energia, aumentando as chances de que a inflação global cresça ainda mais.

Os preços ao produtor de produtos industriais aumentaram 45,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou o Departamento Federal de Estatística nesta terça-feira.

Em comparação a julho de 2022, os preços subiram 7,9%, acrescentou o órgão.

O aumento foi consideravelmente mais forte do que o esperado, com analistas prevendo um aumento anual de 37,1% e um aumento mensal de 1,6%, de acordo com uma pesquisa da Reuters.

Em julho, o aumento em relação ao mesmo mês no ano anterior havia sido de 37,2% e em junho, de 32,7%.

Os preços da energia em agosto foram, em média, mais do que o dobro do mesmo período do ano passado, com alta de 139%, e 20,4% acima do mês anterior, informou o escritório.

A inflação na maior economia da Europa está em 8,8%, conforme a escassez de entregas de combustíveis fósseis russos após a invasão a Ucrânia e a imposição de sanções ocidentais levaram à disparada dos preços da energia.

Excluindo energia, o aumento anual dos preços ao produtor foi de 14% em agosto.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

reuters@moneytimes.com.br