Internacional

Preços ao produtor dos EUA têm alta moderada em dezembro

14 jan 2025, 11:02 - atualizado em 14 jan 2025, 11:03
pce eua inflação
(Imagem: sasirin pamai's Images)

Os preços ao produtor dos Estados Unidos (EUA) subiram de forma moderada em dezembro, mas é improvável que o dado mude a previsão de que o Federal Reserve (Fed) deixará a taxa de juros inalterada até o segundo semestre deste ano, em meio à resiliência do mercado de trabalho.

O índice de preços ao produtor para a demanda final aumentou 0,2% no mês passado, após um avanço não revisado de 0,4% em novembro, informou o Departamento do Trabalho nesta terça-feira (14). Economistas consultados pela Reuters haviam previsto uma alta de 0,3%.

No período de 12 meses até dezembro, o índice acelerou para 3,3%, após um aumento de 3,0% em novembro. A aceleração na taxa anual refletiu os preços mais baixos do ano passado, especialmente dos produtos de energia, que saíram do cálculo.

  • LEIA TAMBÉM: Ricardo Vieira, João Piccioni e Bruno Lima estão entre os convidados do evento “Onde Investir em 2025” – retire o ingresso gratuito aqui

O relatório veio na esteira de dados fortes de emprego divulgados na semana passada que levaram os economistas a projetar que o banco central dos EUA manterá os juros inalterados até junho.

Pelo menos uma instituição de Wall Street, o Bank of America Securities, agora acredita que o ciclo de afrouxamento monetário do Fed chegou ao fim. O Goldman Sachs espera dois cortes este ano, em junho e dezembro.

O Fed deu início ao ciclo de afrouxamento em setembro e reduziu a taxa de juros em 100 pontos-base acumulados para a faixa atual de 4,50% a 4,75%.

A mais recente redução foi em dezembro, quando as autoridades também projetaram dois cortes este ano, em vez dos quatro que haviam previsto em setembro.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar