CryptoTimes

Preço mínimo de NFTs parece estar a salvo da queda no mercado cripto 

11 jan 2022, 16:30 - atualizado em 11 jan 2022, 16:30
NFT Freepik
Os tokens não fungíveis (NFTs), aparentemente, não foram afetados como demais setores do mercado cripto (Imagem: Freepik)

O mercado cripto, de maneira geral, apresentou quedas desde o início de 2022, principalmente após ter sido divulgada a ata da reunião do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, que aponta para um aumento na taxa de juros no país até março deste ano.

A pressão no mercado causada pela divulgação dessa ata aumentou, mas, pelo visto, não em todas as partes. Os tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês), aparentemente, não foram afetados como demais setores do mercado cripto. 

O preço mínimo para um NFT da coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC) aumentou 9% nos últimos sete dias – período em que o bitcoin (BTC) e o ether (ETH) caíram mais de 10%. Por outro lado, o preço mínimo dos Mutant Apes caiu somente 1,8% no mesmo período, mas, nos últimos 14 dias, a coleção teve um aumento de 54%.

Um outro projeto, denominado Doodles, teve um aumento de 47% no preço mínimo durante a última semana. Já World of Women, também um projeto de NFTs, viu seu preço subir 56% no mesmo intervalo de tempo.

O gráfico acima compara o preço mínimo de projetos de NFTs conhecidos com o valor do bitcoin (Imagem: The Block)

A plataforma de NFTs OpenSea presenciou um forte aumento nos volumes negociados neste mês, que poderá levar a um novo recorde mensal.

De certo modo, esse movimento vai na contramão daquilo que é tido como convencional. Stephane Ouellette, CEO da plataforma cripto FRNT Financial, disse em uma entrevista à Bloomberg que “o Fed ficar cada vez mais ‘hawkish’” seria prejudicial ao preço das criptomoedas.

“Hawkish” indica que a autoridade monetária de um país defende o aumento da taxa de juros, para ter um maior controle fiscal e da inflação.

Ouellette continuou:

Se eles irão aumentar as taxas de juros em até três vezes durante 2022 e manter o programa, e a era de taxa de juros baixas terminou, nós iremos realmente ver o quanto as pessoas acreditam na tese do bitcoin e de cripto.

Aparentemente, os detentores de NFTs estão se mantendo fiéis a essa tese. A razão pode estar ligada à natureza única desses ativos. Os NFTs não são somente um investimento que alguém adquire com a expectativa de retorno futuro (embora esse possa ser o caso para alguns detentores).

Os NFTs também são um símbolo de status que carrega um significado mais psicológico que um título, ação ou uma cripto fungível.

Chris Perkins, presidente do fundo cripto CoinFund, observou, via e-mail, que os NFTs adicionaram funcionalidade para alguns casos, o que torna mais difícil aos detentores vender o token.

Em outros casos, os NFTs são necessários para que se possa participar em diferentes aplicativos ou experiências de jogos, como é o caso de alguns games play-to-earn.

No entanto, conforme indicado pelo The Block, caso o preço dos ativos continue a cair, até mesmo os NFTs não estarão imunes no longo prazo.

theblock@moneytimes.com.br