Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Preço médio do aluguel residencial na capital paulista sobe mais de 5% em 12 meses, mostra Secovi-SP

Diana Cheng - 15/08/2019 - 15:10
“O preço apurado pela pesquisa varia em sentido contrário ao IGP-M nos últimos meses”, ressalta Rolando Mifano, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O preço médio do aluguel de imóveis residenciais na capital paulista cresceu 5,11% nos últimos 12 meses, de acordo com a nova pesquisa realizada pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). O percentual ficou abaixo do IGP-M, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), de 6,39%.

“O preço apurado pela pesquisa varia em sentido contrário ao IGP-M nos últimos meses”, ressalta Rolando Mifano, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP. “Enquanto o índice medido pela FGV cai gradativamente, o valor auferido para locação pelo Secovi-SP vem subindo, o que indica uma gradativa recuperação do mercado”.

Em julho, todas as tipologias apresentaram aumento médio. Os imóveis de um dormitório registraram variação positiva de 2%; os de dois quartos, 1,6%; e os de três, 0,9%.

Garantia

O tipo de garantia mais frequente entre os inquilinos foi o fiador, que responde por 45,5% dos contratos de locação. Em seguida vem o depósito de três meses de aluguel, representando 37,5% do total. O seguro-fiança foi o tipo de garantia escolhido por 17% dos proprietários.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Velocidade de locação

O Índice de Velocidade de Locação (IVL), que indica o número de dias que se espera até a assinatura do contrato de aluguel, indicou um período de ocupação entre 18 e 45 dias.

Casas e sobrados registraram mais rapidez, de 18 a 43 dias, enquanto os apartamentos apresentaram um ritmo mais lento, de 24 a 50 dias.

Última atualização por Diana Cheng - 15/08/2019 - 15:10