Preço médio do aluguel em São Paulo sobe 5,32% em 12 meses
O preço médio do aluguel de imóveis residenciais na capital paulista registrou aumento de 5,32% nos últimos 12 meses, de acordo com a Pesquisa de Valores de Locação Residencial do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). O valor ficou acima do IGP-M, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que apresentou alta de 4,95% no período.
“Desde janeiro de 2018, os preços dos aluguéis na capital paulista não superavam o IGP-M. Isso comprova o que estávamos percebendo desde o início deste ano: uma clara reação do mercado de locação, com o equilíbrio do valor médio do aluguel”, explica Rolando Mifano, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP.
Em agosto, a variação foi de 0,8%, com todas as tipologias apresentando crescimento no valor locatício. Os imóveis de três dormitórios subiram 1,7%, enquanto os de um quarto e de dois cresceram, respectivamente, 0,8% e 0,4%.
Garantia
A garantia mais comum entre os inquilinos no mês passado foi o fiador, representando 46% dos contratos de locação realizados. O modelo é seguido pelo depósito de três meses de aluguel, com 37%, e o seguro-fiança – 17%.
Índice de Velocidade de Locação
O Índice de Velocidade de Locação (IVL), que registra os dias que se espera até a assinatura do contrato de aluguel, apresentou período de ocupação de 17 a 45 dias. As casas e os sobrados foram os imóveis com maior rapidez de locação (17 a 42 dias). Os apartamentos apresentaram ritmo mais lento (24 a 49 dias).