Preço médio da gasolina sobe quase 11% em março nos postos do Brasil, diz ValeCard
O preço médio da gasolina nos postos do Brasil subiu 10,94% em março ante fevereiro, para 5,727 reais por litro, no décimo avanço mensal consecutivo, apontou levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.
O cenário de preços em alta nos postos vem com o impulso de reajustes realizados ao longo do ano pela Petrobras (PETR4) nas refinarias do país, que têm como referência preços internacionais do petróleo, além do câmbio.
O forte avanço ocorreu apesar da Petrobras ter reduzido em cerca de 4% o preço médio da gasolina em suas refinarias em 25 de março o repasse não é imediato e depende de outros fatores, como impostos e mistura de etanol.
No ano, gasolina vendida na refinaria da estatal ainda acumula aumento de quase 41% frente aos valores praticados no início de 2021.
“A redução de 3,71% no preço da gasolina nas refinarias anunciada há uma semana pela Petrobras não teve qualquer efeito nas bombas do país”, disse a ValeCard em nota.
Obtidos por meio do registro das transações realizadas entre os dias 1º e 31 de março com o cartão de abastecimento da ValeCard em cerca de 25 mil estabelecimentos credenciados, os dados mostram que as maiores altas foram registradas em Sergipe (13,09%) e Goiás (13%).
Já as menores variações foram registradas no Ceará (7,34%) e no Amapá (7,71%).