Preço dos presentes para o Dia dos Namorados sobem, mas ficam abaixo da inflação pelo segundo ano consecutivo
Os apaixonados precisaram gastar mais no Dia dos Namorados. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), os produtos e serviços mais procurados como presentes para a data subiram, em média, 4,8% nos últimos 12 meses.
A boa notícia é que o percentual ficou abaixo da inflação apurada para o período pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) ficou em 10,27%. Em 2021, a mesma cesta (que avalia 23 produtos e serviços) variou 3,86% contra 7,98% de inflação.
Na categoria de serviços, todos os itens do setor tiveram alta, o que garantiu uma valorização média de 5,6%. “Com o fim das restrições sanitárias e volta do trabalho presencial, a demanda por serviços foi normalizada. Isso permitiu o reajuste de muitos preços que já estavam com os custos pressionados”, afirma pesquisador do FGV IBRE, Matheus Peçanha.
O destaque ficou com os restaurantes, que subiram 8,13%, seguido de hotéis e motéis (7,47%), cinemas (5,62%), salão de beleza (4,94%), academia (2,37%), teatro (2,01%) e shows (0,29%).
Presentes
Na categoria de presentes, todos os produtos também registraram aumento nos preços: média de 4,04%. Segundo Peçanha, o que justifica os valores mais altos é a crise global. “As cadeias globais de valor sofreram muito durante a pandemia e ainda não se recuperaram, e uma das que mais sofreu foi a da indústria têxtil.”
É por isso que roupas e calçados foram os mais afetados: vestuário: roupas masculinas (11,04%), calçados masculinos (9,84%), roupas femininas (7,98%), calçados femininos (7,57%) e cintos e bolsas (7,3%).
Entre os outros produtos, as bijuterias subiram 4,91% e os vinhos avançaram 4,6%. Em seguida, estão livros (3,6%), produtos para barba (3,21%), perfumes (2,84%), bicicletas (2,78%), bombons e chocolates (2,67%), relógios (2,31%), celulares (1,4%), artigos de maquiagem (1,07%) e computadores e periféricos (0,99%).