Preço dos combustíveis cai 15,33% e contribui na deflação do IPCA-15 de agosto
Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) caiu 0,73%. Trata-se da menor taxa da série histórica, iniciada em novembro de 1991.
O grupo que ajudou na deflação do mês foi o de Transportes, que registrou queda de 5,24% e contribuiu com -1,15 ponto porcentual no índice.
A queda no grupo deve-se, principalmente, à redução no preço dos combustíveis, que chegou a -15,33% no período. Vale lembrar que o governo adotou medidas para controle do preço dos combustíveis e energia elétrica; além disso, a Petrobras (PETR3; PETR4) também reajustou os preços da gasolina e do diesel em suas refinarias.
A gasolina caiu 16,80% e deu a maior contribuição negativa ao índice do mês (-1,07 p.p.). Também foram registradas quedas no etanol (-10,78%), gás veicular (-5,40%) e óleo diesel (-0,56%).
O subitem passagem aérea (-12,22%) também recuou, após subir quatro meses consecutivos. No lado das altas, os veículos próprios (0,83%) continuaram subindo: motocicleta (0,61%), automóvel novo (0,30%) e automóvel usado (0,17%).
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!