Preço do minério de ferro despenca 5% com rebaixamento da China
O preço do minério de ferro sofreu forte revés nesta quinta-feira (21) no mercado internacional. O receio é que o aumento da oferta do metal se depare com uma demanda menor da China, a segunda maior economia do planeta.
Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito
A agência S&P rebaixou a nota de crédito soberana de longo prazo da China, de AA- para A+, com perspectiva estável, citando riscos econômicos e financeiros após longo período de crescimento.
Também em foco, o Federal Reserve (o banco central dos Estados Unidos) manteve inalterado o juro básico norte-americano e anunciou que começará a reduzir seu gigantesco balanço patrimonial, atualmente de US$ 4,5 trilhões. Com isso, o dólar ganha terreno frente a outras moedas, o que encarece as commodities denominadas em dólar.
Em linha com o declínio de outros metais, o minério à vista com teor de 62% de ferro negociado no porto de Qingdao terminou em queda de 5,11%, para US$ 66,09 a tonelada. Já o contrato futuro para entrega do metal em janeiro de 2018 marcou nova baixa de 4,74% na bolsa chinesa de Dalian, cotado a 472 iuanes.