Economia

Preço do diesel sobe mais de 60%, aponta IPCA-15

26 jul 2022, 10:34 - atualizado em 26 jul 2022, 10:34
gasolina
A gasolina, por outro lado, recuou 5,01%, indicando que as medidas tomadas pelo governo para o controle dos preços estão surtindo efeitos. (Imagem: Shutterstock)

No acumulado dos últimos 12 meses, o preço do óleo diesel avançou 61,89%. Esse é o combustível que mais subiu no período, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de julho.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o diesel também foi o único do grupo de combustíveis a subir na prévia da inflação. No período entre 14 de junho e 13 de julho, o diesel subiu 7,32%.

Confira a variação mensal:

<div class=”flourish-embed flourish-chart” data-src=”visualisation/10743710″><script src=”https://public.flourish.studio/resources/embed.js”></script></div>

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gasolina e etanol

A gasolina, por outro lado, recuou 5,01%, indicando que as medidas tomadas pelo governo para o controle dos preços estão surtindo efeitos. Vale destacar também que o preço do petróleo teve uma queda no mercado internacional.

A prévia ainda não considera a redução de R$ 0,20 no litro da gasolina que a Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou na semana passada. Ou seja, a inflação oficial deve apontar para uma queda ainda maior nos produtos.

O etanol foi o combustível que menos variou. No mês, ele registrou queda de -9,43%; já no acumulado em 12 meses, o etanol teve a menor alta, de 11,78%.

Confira o acumulado em 12 meses:

<div class=”flourish-embed flourish-chart” data-src=”visualisation/10743665″><script src=”https://public.flourish.studio/resources/embed.js”></script></div>

Prévia da inflação

O IPCA-15 subiu 0,13% em julho, abaixo da taxa registrada em junho (0,69%). Essa é a menor variação mensal do IPCA desde junho de 2020.

No ano, a prévia da inflação acumula alta de 5,79% e, em 12 meses, de 11,39% – abaixo dos 12,04% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2021, a taxa foi de 0,72%.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.