Preço do aluguel sobe mais que a inflação em maio, mostra Índice FipeZap
O preço do aluguel residencial registrou alta de 1,70% em maio deste ano, segundo o Índice FipeZap.
O resultado representa uma leve desaceleração frente à elevação apurada em abril, de 1,84%.
Apesar da desaceleração, a alta no valor do aluguel superou a inflação medida pelo IPCA no período, de 0,47%. Do mesmo modo, a variação apurada pelo FipeZap foi maior que a registrada pelo IGP-M, de 0,52%.
No acumulado de 2022, a variação no preço da locação residencial apurada pela Fipe também supera a inflação dos demais indicadores, com alta de 7,79% ante elevação de 4,78% e 7,54%, do IPCA e IGP-M, respectivamente.
Entre os municípios monitorados, apenas Pelotas (RS) não acompanhou a tendência de elevação do índice, registrando queda de 2,34% no preço do aluguel. Em relação às capitais, Florianópolis, Salvador e Belo Horizonte registraram as maiores altas, com 3,54%, 2,45% e 2,39%, cada.
O levantamento da Fipe, em parceria com a Zap Imóveis, acompanha o preço médio de locação em 25 cidades brasileiras, com base em anúncios veiculados na internet. Além disso, o índice não incorpora em seu cálculo a correção dos aluguéis vigentes, cujos valores são reajustados periodicamente de acordo com o especificado em contrato.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.