Economia

Preço das passagens aéreas dispara mais de 120% em 12 meses

24 jun 2022, 11:48 - atualizado em 24 jun 2022, 11:48
Na prévia de julho, a alta foi de 11,36%. (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

Se você estava programando viajar, é melhor repensar a forma como vai se deslocar. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), o preço das passagens aéreas disparou 123,26% em 12 meses até junho.

Os dados, divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que no acumulado do ano, os preços subiram 3,60%. Já na prévia de junho, a alta foi de 11,36%.

E os preços não devem cair: Willie Walsh, diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), afirmou nesta semana que as pessoas vão precisar se acostumar com passagens aéreas mais caras. O que está gerando essa alta é a disparada do petróleo – o que resulta em maiores custos com combustíveis.

Vale destacar que o Morgan Stanley projeta que o preço do barril de petróleo vai chegar a US$ 130 no início do segundo semestre e vai encerrar 2022 aos US$ 150. Tanto que a expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de que o preço das passagens aumente entre 5% e 10% nos próximos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.