BusinessTimes

Preço da gasolina deve diminuir nos próximos dias, diante da queda no valor do petróleo, prevê Ativa

02 dez 2021, 12:13 - atualizado em 02 dez 2021, 12:32
Petrobras Combustíveis Gasolina Etanol
Ativa Investimentos acredita em redução do valor da gasolina nos próximos dias (Imagem: REUTERS/Max Rossi/File Photo)

Nesta quinta-feira (2), a Ativa Investimentos atualizou a estimativa de defasagem do preço da gasolina doméstica para a internacional, apontando uma potencial baixa de 5% no preço brasileiro.

A corretora acredita que é possível que a Petrobras (PETR3; PETR4) promova uma redução no preço dos combustíveis nos próximos dias.

“O potencial baixista é fruto da queda no preço do barril de petróleo internacional, sendo negociado próximo aos US$ 70 dólares nesta quinta. Em geral, o mercado e as commodities reagiram a incerteza trazida pela Ômicron com o temor de novas restrições e queda de demanda”, explica Guilherme Sousa, economista da Ativa.

Por outro lado, o economista-chefe da corretora, Étore Sanchez, lembra que o câmbio está em R$ 5,68, por dólar, puxado pelos descalabros fiscais no âmbito doméstico. “Se [o câmbio] ao menos continuasse estável nos últimos dias, o potencial de redução seria ainda maior”, completa.

O economista destaca também a reunião da Opep+ que acontece hoje e irá decidir a produção coletiva de combustível. Sanchez afirma que, apesar da incerteza quanto à ação do cartel e a Ômicron, o que tem mais peso na decisão é a pretensão das nações de usar a reserva estratégica.

“Com recursos finitos por parte das nações, incluindo os EUA, a estratégia dominante é acelerar esse processo. Ou seja, os desdobramentos da reunião podem trazer um viés baixista ao preço do barril de petróleo”, diz Sanchez.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.