Combustíveis

Preço da camisinha sobe 5% no Carnaval de 2019, aponta FGV

25 fev 2019, 19:22 - atualizado em 25 fev 2019, 19:55
(Divulgação/Redes Sociais)

Os preservativos e lubrificantes subiram 4,99% entre março de 2018 e fevereiro de 2019 e devem estar mais caros para este Carnaval, segundo o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE) divulgado nesta segunda-feira (25).

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Em média, os produtos e serviços mais consumidos durante as festas registraram inflação de 2,91% (IPC/FGV), abaixo do IPC-10, de 3,98%. A gasolina apresentou alta de 1,24%, menor do que o índice, o que significa que o combustível pesará menos ao consumidor em 2019. O gás natural, por outro lado, registrou a maior alta: 16,52%.

O etanol registrou uma queda de 2,52% entre março de 2018 e fevereiro de 2019.

“Excluindo o GNV, o produto que mais subiu, o resultado é positivo para os que optarem por pegar a estrada”, afirma Igor Lino, pesquisador do FGV Ibre. Outros produtos e serviços, como o óleo lubrificante, o pedágio e o reparo do automóvel subiram abaixo da inflação apurado pelo IPC-10.

Outros segmentos que apresentaram aumento abaixo da média inflacionária são: refeições em bares e restaurantes, com variação de 2,82%, cafezinho, de 2,66%, bebidas destiladas, de 2,19%, cerveja, de 0,93%, e hotel, de 0,53%.

“As bebidas ajudaram a manter o índice em um nível mais baixo, já que pesam 15% no orçamento da folia, enquanto as refeições e os lanches fora de casa representam 51% do orçamento, e foram os itens que mais influenciaram”, comenta Lino.

Destaques negativos

Além do gás natural, itens como Excursão e Tour, que subiu 11,28%, Doces e Salgados, 4,77%, Café da Manhã, 4,59%, e Sanduíches, 4,29%, ficaram com alta acima da inflação.

Por isso, Lino indica levar o lanche de casa. Além do preço, o folião evitará filas e estabelecimentos lotados.




Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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