BusinessTimes

Pré-Mercado: Encerrando a semana digerindo a decisão europeia

22 jul 2022, 8:29 - atualizado em 22 jul 2022, 8:29
Os investidores sendo confortados pela alta recente do mercado | Doutor Jivago (1965)

Oportunidade do dia

O Ibiuna STH segue reaberto para novos aportes

Um dos fundos que faz parte do portfólio de uma das gestoras mais conceituadas e tradicionais do Brasil, segue reaberto para novos aportes. Apenas nos últimos 12 meses, o Ibiuna STH alcançou um retorno de 19,21%, que equivale ao CDI + 10,43% ou 218,79% do CDI.

[QUERO INVESTIR]

Trade do Dia

Por Nilson Marcelo, analista quantitativo de ações da Vitreo

Após o fechamento do último pregão, identifiquei uma oportunidade de long and short – compre Vale (VALE3) e venda Ultrapar (UGPA3)

Compre VALE3 / Venda UGPA3: [Entrada] 5.43; [Alvo parcial] 5.73; [Alvo] 6.05; [Stop] 5.08; [Ganho esperado] 11.4%


Este par é cointegrado em diversas janelas temporais e oferece oportunidades de lucro após a formação de uma assimetria entre os preços.

[ACESSAR O HOME BROKER]

Observações sobre a operação:

– Esta recomendação é válida apenas para o pregão de hoje.

– Caso haja um gap inferior ao alvo parcial, considerar este como novo preço de entrada. Caso haja um gap superior ou igual ao alvo parcial, a operação não deve ser iniciada.

– Assim que o alvo parcial for atingido, o stop deve ser colocado no preço de entrada.

– Se o valor do stop for atingido primeiro, a operação não deve ser iniciada.

Vale lembrar que investimentos em renda variável estão sujeitos a riscos de perda.

Bom dia, pessoal!

Lá fora, os mercados asiáticos fecharam em alta nesta sexta-feira, acompanhando o rali de ontem em Wall Street. A inflação ao consumidor japonês em junho não representou nenhuma surpresa, não se tornando, portanto, um impeditivo para a alta – o Banco do Japão continua com suas taxas baixas, ao contrário da maioria das autoridades monetárias ao redor do mundo.

Na Europa, os mercados amanhecem predominantemente em alta, apesar da queda nos futuros americanos, que reagem a um resultado difícil do Snap. Para o Brasil, a queda dos preços do petróleo pode se tornar um vetor desfavorável no pregão de hoje, apesar da semana ter sido positiva para os ativos locais, pelo menos até agora. Por outro lado, o fator político, por conta do recesso legislativo, deixou de ser um problema.

A ver…

Com agenda fraca, os investidores avaliam o resultado da Petrobras

Por aqui, uma das repercussões do dia será o relatório de produção mais fraco do que o esperado da Petrobras, assim como foi o caso da Vale no início da semana, fato que puxa as ADRs da petroleira em NY para baixo. Como a companhia tem um peso relevante no índice, movimentos em seus papéis pesam sobre o humor local.

Sem a agenda política para atrapalhar os negócios, os investidores ficam com a publicação do relatório de receitas e despesas do Ministério da Economia para o terceiro bimestre do ano. Sabemos que a arrecadação brasileira vem surpreendendo positivamente, com mais de R$ 1 trilhão arrecadado em 2022 até junho; por isso, será interessante avaliar a qualidade de tal número por meio das informações de hoje.

Um dólar mais forte e resultados decepcionantes

Como conversamos ontem, um dólar mais forte geralmente é um vetor negativo para as empresas norte-americanas que vendem produtos no exterior, fato que tem sido evidente em alguns resultados corporativos nesta temporada do segundo trimestre. 

Continuaremos a ver o movimento de valorização do dólar por mais tempo, uma vez que as taxas de juros dos EUA em comparação com as taxas internacionais continuam altas e o nível de medo nos mercados pode levar a uma fuga para a segurança.

Além disso, chama a atenção o resultado trimestral frustrante de Snap na noite de ontem (a ação cai cerca de 30% no pre-market desta manhã nos EUA) — a companhia registrou seu pior crescimento de vendas e se recusou a oferecer uma perspectiva para o atual terceiro trimestre —, arrastando para baixo outras plataformas digitais, incluindo Meta Platforms, Alphabet, Pinterest, Roku e Twitter. 

Hoje, na temporada de resultados, contamos com nomes como American Express, HCA Healthcare, Twitter e Verizon Communications. Destaque para o Twitter em meio à batalha de aquisição em andamento com Elon Musk — a empresa está levando Musk ao tribunal para tentar forçá-lo a concluir sua aquisição acordada. 

A primeira alta de juros em mais de 10 anos

Ontem, o Banco Central Europeu surpreendeu os investidores com um aumento de 50 pontos-base, acima do esperado pelos investidores. Assim, o BCE juntou-se ao Federal Reserve na luta global contra a inflação. Claro, embora a autoridade europeia ainda esteja atrás do Fed em seu ciclo de alta das taxas, o movimento mais agressivo de quinta-feira sugere que os dois bancos centrais estão alinhados.

Foi a primeira vez em 11 anos que Banco Central Europeu subiu juros (foram mais de 4 mil dias), colocando a taxa em 0% (ela estava em patamares negativos desde 2014. Apesar de muitos investidores avaliarem como positivo o movimento de combate à inflação, outros criticam a autoridade, indicando que a alta de 50 pontos prejudica a credibilidade do banco.

Juros mais altos também ampliam os riscos de recessão. Na primeira reação o euro ganhou impulso, mas a avaliação é de que a força do dólar se manterá às vésperas da reunião de política monetária americana, marcada para a próxima semana (o conjunto de circunstâncias enfrentadas pelo BCE se mostra mais complexo).

Anote aí!

Lá fora, contamos com a continuidade da temporada de resultados americana. Temos a digestão dos dados de vendas no varejo do Reino Unido em junho e os índices de atividade nos Estados Unidos e países da zona do euro. Por aqui, temos a divulgação do relatório de Receitas e Despesas do 3º bimestre do Ministério da Economia.

Muda o que na minha vida?

A Europa não estava apenas esperando que o BCE anunciasse novas taxas de juros. A quinta-feira também forneceu indicação formal de quanta energia a Rússia está preparada para fornecer para os europeus, já que os trabalhos de manutenção no crucial gasoduto Nord Stream 1 foram concluídos. 

A reabertura do oleoduto foi um alívio para os mercados. Mas o movimento não foi de graça. As últimas palavras de Vladimir Putin, presidente da Rússia, mostraram que o oleoduto estava reabrindo, mas com condições, uma vez que Putin deixou claro que, se uma parte do oleoduto que foi apanhada em sanções não for devolvida à Rússia, o duto funcionará apenas com 20% da capacidade já na próxima semana.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional, cortar a energia russa poderia por si só fazer com que a economia alemã encolhesse quase 5%, jogando a Europa inteira para uma grande recessão. Por isso, todos ficam nervosos com relação ao inverno, que poderá ser usado como uma carta na manga dos russos quando chegar a hora.

Um abraço,

Jojo Wachsmann

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar