BusinessTimes

Pré-Mercado: A semana do comitê americano chegou

25 jul 2022, 8:23 - atualizado em 25 jul 2022, 9:11
Pré-mercado
Investidores de prontidão para uma semana impactante | Agente Oculto (2022)

Oportunidade do dia

Começa hoje a “Semana da Previdência”

Durante essa semana, os planos de previdência estarão com condições exclusivas para você investir, como cashback e acesso gratuito ao Empiricus Pass. E, a partir de amanhã (terça-feira), teremos lives com as gestoras mais conceituadas do Brasil. Para saber mais detalhes e se inscrever na lista preferencial, clique no botão abaixo:

[SAIBA MAIS]

Trade do Dia

Por Nilson Marcelo, analista quantitativo de ações da Vitreo

Após o fechamento do último pregão, identifiquei uma oportunidade de long and short – compre Eneva (ENEV3) e venda Banco ABC Brasil (ABCB4)

Compre ENEV3 / Venda ABCB4 – Ratios: [Entrada] 0.88; [Alvo parcial] 0.91; [Alvo] 0.95; [Stop] 0.83; [Ganho esperado] 8%

“O par recomendado tem os resíduos cointegrados em diversas janelas temporais com um nível de confiança superior a 95% e uma estratégia de retorno à média oferece oportunidade de ganhos no curto prazo.”

[ACESSAR O HOME BROKER]

Observações sobre a operação:

– Esta recomendação é válida apenas para o pregão de hoje.

– Caso haja um gap inferior ao alvo parcial, considerar este como novo preço de entrada. Caso haja um gap superior ou igual ao alvo parcial, a operação não deve ser iniciada.

– Assim que o alvo parcial for atingido, o stop deve ser colocado no preço de entrada.

– Se o valor do stop for atingido primeiro, a operação não deve ser iniciada.

Vale lembrar que investimentos em renda variável estão sujeitos a riscos de perda.

Bom dia, pessoal!

Lá fora, os mercados de ações asiáticos fecharam predominantemente em queda na segunda-feira (25), seguindo as sinalizações negativas de Wall Street de sexta-feira (22), com as preocupações com a desaceleração do crescimento e o aperto da política monetária pesando nos mercados.

Os investidores permaneceram cautelosos e optaram por realizar alguns lucros antes da decisão de política monetária desta semana do Federal Reserve dos EUA, que deve aumentar as taxas de juros em pelo menos 75 pontos-base como parte de seus esforços contínuos para combater a inflação elevada.

As Bolsas europeias conseguem sustentar uma leve alta nesta manhã, acompanhada pelos futuros americanos, que também sobem neste início de segunda-feira. O Brasil, aliviado com a falta de fatores políticos, pode ter uma brecha para acompanhar o humor internacional ocidental, assim como fez na semana passada.

A ver…

Entre dados de inflação

No Brasil, os investidores continuam acompanhando as convenções partidárias, que estão oficializando os nomes para a corrida presidencial. No domingo, foi a vez do PL realizar seu evento para indicar oficialmente o nome de Jair Bolsonaro para a reeleição. 

Na quarta-feira, o MDB decide sobre a indicação da senadora Simone Tebet. O PSDB também se reúne para indicar o vice na chapa com a senadora — o senador Tasso Jereissati deve ser o nome do partido para a posição.

 Enquanto isso, também ficamos atentos com o IPCA-15 de julho, a prévia de inflação oficial, a ser divulgado amanhã. A expectativa é de que o número já deverá contemplar a redução recente do ICMS sobre o preço dos combustíveis.

Para elevar a redução da inflação, o governo deve anunciar cortes no orçamento, para cumprir o teto de gastos, e editar novo decreto com redução de alíquotas do IPI (exceto para produtos fabricados na Zona Franca de Manaus). O alívio da inflação deverá fortalecer Bolsonaro.

A reunião de política monetária americana

Nos EUA, os investidores estão aguardando ansiosamente a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) para descobrir os próximos passos da política monetária do Federal Reserve. O encontro será na quarta-feira (27) e deverá elevar a taxa de juros em pelo menos 75 pontos-base

Embora se espere que o banco central dos EUA aumente os custos dos empréstimos, os investidores estarão analisando as visões dos membros do Fed sobre as perspectivas para a maior economia do mundo, enquanto tentam conter a inflação ao mesmo tempo que estimulam o crescimento.

O mercado entende que o Fed precisa criar desinflação onde tem controle para compensar a inflação onde não tem controle. Enquanto isso, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, ainda não vê sinais de recessão, com um mercado de trabalho forte. Aqui, há um equilíbrio delicado — o crescimento negativo da renda real é compensado pela disposição de cortar a poupança. 

Uma semana de resultados

Ainda nos EUA, a temporada de resultados do segundo trimestre segue firme nesta semana, com mais de 150 empresas do S&P 500 reportando seus números, incluindo todas as cinco grandes empresas de tecnologia. Depois da frustração com Snap e Twitter, os nomes das Big Techs são muito aguardados.

Os números da Meta, Apple, Amazon e Alphabet, controladora do Google, fornecerão uma ideia mais clara sobre o impacto do aumento da inflação e do aumento das taxas de juros sobre os gastos do consumidor e os resultados das empresas. Se elas frustrarem as expectativas, pode haver novas quedas relevantes nos mercados.

Anote aí!

A agenda desta segunda-feira é um pouco mais vazia no âmbito internacional. Nos EUA, contamos com falas de autoridades monetárias e a pesquisa de sentimento econômico do Fed de Dallas.

No Brasil temos os detalhes do Relatório de Avaliação Bimestral de Receitas e Despesas, do 3º bimestre, pelo Ministério da Economia. Pesquisas de sucessão presidencial são aguardadas, bem como os dados da Sondagem Indústria da Construção pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Muda o que na minha vida?

No Leste Europeu, um acordo para liberar 18 milhões de toneladas de trigo, milho e outras culturas da Ucrânia foi assinado após a invasão russa em fevereiro ter bloqueado os principais portos do Mar Negro.

O movimento foi um grande negócio para a Ucrânia, que tem sido tradicionalmente chamada de “celeiro da Europa”, bem como para muitas nações em desenvolvimento que dependem de seus grãos em toda a África, Oriente Médio e Sudeste Asiático. 

Também aumenta a esperança de que uma emergência alimentar internacional possa ser evitada, com os preços subindo nos últimos meses e exacerbando uma crise de inflação.

Procurando levar as negociações aos EUA, o governo americano esclareceu que as sanções financeiras contra a Rússia não se aplicam aos bens agrícolas. Isso pode abrir caminho para que os alimentos e fertilizantes russos voltem ao mercado.

Porém, além de liberar grãos que estão atualmente presos na Ucrânia, há um desafio de como armazenar ou exportar a próxima safra de verão do país, estimada em 65 milhões de toneladas. O debate alimentar está só começando. 

Um abraço,

Jojo Wachsmann

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar