Pré-fixado ou pós-fixado: qual escolher?
Na hora de escolher os investimentos você já parou para se perguntar: Será que vale mais à pena um pré-fixado ou um pós-fixado?
Se essa dúvida já passou pela sua cabeça em algum momento na sua jornada nos investimentos então você precisa conhecer a calculadora de renda fixa. Nós do App Renda Fixa desenvolvemos para esta calculadora para ajudar no seu processo de decisão.
Acima de tudo, com ela você poderá comparar automaticamente as taxas dos títulos. Por exemplo, poderá selecionar um CCB (Certificado de Crédito Bancário) de taxa 14% Pré- fixado e comparar com uma LCI (Letras de Crédito Imobiliário) 103% CDI. Desta forma, será possível escolher qual é mais vantajoso: se é um investimento pré-fixado ou pós-fixado.
Além disso, você conseguirá visualizar qual destes vale mais à pena. No exemplo citado, comparando o CCB com a LCI, para fazer os cálculos você precisará saber que a LCI não possui Imposto de Renda.
Vale lembrar que frequentemente um investimento sem Imposto de Renda pode não ser tão vantajoso quanto um que possua o imposto que é retido automaticamente na hora do resgate.
Confira o vídeo que fizemos para você entender como utilizar a calculadora de maneira rápida e prática. Ah, não se esqueça de se inscrever no nosso canal no Youtube.
Qual o risco mais frequente nos investimentos?
Em segundo lugar, destaco também o risco mais comum de um investimento pré-fixado e pós-fixado. Ao adquirir um investimento de um instituição financeira, esta por sua vez, pode falir. Seja porquê houve má administração da empresa, ou até mesmo, uma crise no setor bancário. Este risco de crédito é facilmente resolvido com o FGC (Fundo Garantidor de Créditos)
Isso porque, o FGC protege os valores do investidor em até R$250.000,00 por CPF e conglomerado financeiro. Como resultado, se você fizer aplicações de até o valor mencionado, ficará protegido de uma eventual quebra do banco.