Blockchain

Praxxis, um token e um blockchain resistente à computação quântica

24 ago 2019, 15:00 - atualizado em 24 ago 2019, 14:17
Bitcoin Criptomoedas Blockchain
David Chaum é um dos mais proeminentes criptotógrafos vivo e é considerado um dos pais da criptografia moderna. Seus dois projetos: Elixxir e Praxis serão mesclados (Imagem: Pixabay)

O Praxxis é um novo blockchain que implementa uma abordagem completamente nova ao consenso, com base na experiência anterior de David Chaum com ativos digitais, votação e consenso distribuído.

Com Chaum na liderança, a equipe da WBM Corp. trabalhou na criptomoeda Praxxis, enquanto a maior parte do desenvolvimento foi mantida em sigilo até agora. Com base no trabalho anterior realizado na plataforma focada Elixxir, o novo blockchain traz o recurso de resistente à computação quântica. Leia mais sobre David Chaum e seu projeto Elixxir aqui.

Segundo Chaum, o Praxxis trará uma mudança muito necessária na forma como os blockchains alcançam consenso:

“Estou entusiasmado por poder revelar que estamos trabalhando em uma moeda digital descentralizada para apoiar transações financeiras de alta velocidade. O mundo também precisa da tecnologia de comunicação da Elixxir, pois é a única maneira prática conhecida de destruir os metadados que são inevitavelmente criados à medida que vivemos nossas vidas digitais. É necessário um tipo melhor de consenso, comparado com o que alimenta as cadeias de bloco atuais, para dar suporte ao Elixxir – agora em execução na fase Alpha sem consenso. Essas são as razões pelas quais me concentrei no projeto Praxxis. ”

O protocolo de consenso da Praxxis visa reproduzir as características da “versão pura de dinheiro eletrônico ponto a ponto” e trazer uma solução para problemas de escalabilidade, privacidade e segurança que os blockchains existentes enfrentam.

O Praxxis pode finalizar pagamentos em escala sem sacrificar a velocidade da transação, que é o que exige uma infraestrutura de transação global. Para preservar a privacidade, o Praxxis usa várias denominações de moedas que dividem as transações em vários montantes, que podem ser embaralhadas com moedas associadas a outros pagamentos.

Além disso, o Praxxis usa protocolos criptográficos que seriam resistentes às ameaças quânticas, uma ameaça teórica que aborda a fraqueza fundamental de segurança da maioria dos algoritmos criptográficos existentes.

Os detalhes técnicos completos do blockchain e da criptomoeda Praxxis serão revelados no próximo whitepaper, que está programado para ser lançado ainda este ano. Com informações do Cryptowatch.

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.