Federal Reserve

Powell vai indicar política restritiva mais longa durante Jackson Hole, sugere BofA

22 ago 2022, 16:55 - atualizado em 22 ago 2022, 16:55
Jerome Powell
Fed deve promover uma alta de 0,50 ponto porcentual, sem setembro, seguida por um outro reajuste de 0,25 pp, em dezembro. (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

Na sexta-feira (26), o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursa no simpósio de Jackson Hole. No momento, o Fed deve enfatizar seu compromisso com a estabilidade de preços, mesmo correndo o risco de recessão.

Para o Bank of America, Powell vai falar sobre um ritmo mais lento do ciclo de altas de juros, sendo que em setembro o Fed deve promover uma nova alta de 0,50 ponto porcentual. O reajuste deve ser seguido por uma outra alta de 0,25 pp em dezembro, elevando a taxa para o patamar de 3,50%-3,75% até o final do ano.

Além disso, o banco aponta em falas sobre a permanência de uma política monetária restritiva – uma vez que um ritmo mais lento de altas não significa que o Fed mudou sua visão sobre a taxa terminal apropriada do atual ciclo.

“Embora esperemos que o presidente diga que o ritmo dos aumentos possa diminuir em relação aos dois grandes aumentos de 0,75 pp que o Fed aprovou recentemente, Powell provavelmente comunicará que o comitê continua acreditando que uma configuração de política restritiva continua apropriada”, diz o BofA em relatório.

Powell provavelmente repetirá que o Fed manterá a política restritiva até que se tenham evidências claras e convincentes de que a inflação do Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) está no caminho para uma média de 2% ao longo do tempo.

“Se a perspectiva para a política monetária no ciclo anterior pudesse ser descrita como ‘mais baixa por mais tempo’, a mensagem atual poderia muito bem ser descrita como ‘mais alta por mais tempo’”, aponta o texto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.