Economia

Powell morde, mas assopra: Expectativa é de três cortes nos juros em 2024; confira

05 fev 2024, 11:59 - atualizado em 05 fev 2024, 11:59
powell juros fed
Powell: Presidente do Federal Reserve voltou a dizer que os primeiros cortes nos juros não devem acontecer em março. (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via REUTERS)

No final de semana, foi ao ar uma entrevista de Jerome Powell,  à rede de TV CBS, gravada na última quinta-feira (01), logo após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), no qual a taxa de juros foi mantida em 5,25%-5,50%.

O presidente do Federal Reserve voltou a dizer que os primeiros cortes nos juros não devem acontecer em março, indo contra as expectativas do mercado. A boa notícia é que ele voltou a sugerir que o Fed pode realizar três reajustes na taxa ainda em 2024.

“A inflação caiu realmente no ano passado e de forma bastante acentuada nos últimos seis meses. Estamos fazendo bons progressos, mas o trabalho não está concluído e estamos muito empenhados em garantir que restauramos totalmente a estabilidade de preços”, disse.

Powell destacou que os últimos dados são bons, mas que a autoridade monetária quer garantir que o indicador apresentará mais meses de queda.

“Queremos ver mais evidências de que a inflação está caindo de forma sustentável para 2%. Queremos apenas um pouco mais de confiança antes de darmos esse passo muito importante de começar a reduzir as taxas de juros“, completou.

Fed se preparar para cortes nos Juros? Powell dez que sim

Mas para a alegria dos investidores, Powell ressaltou que os membros do Fomc acreditam que será apropriada uma redução nas taxas de juros ainda este ano. A dúvida é quando.

“O tipo de coisas que nos faria querer avançar mais cedo seria se víssemos fraqueza no mercado de trabalho ou se víssemos a inflação reduzir de forma realmente persuasiva. O tipo de coisas que nos faria querer avançar mais tarde seria se a inflação fosse mais persistente, por exemplo”, afirmou.

Os analistas do Goldman Sachs destacam que o entrevistador, Scott Pelley, disse que Powell sugeriu, por trás das câmeras, que o momento provável para o primeiro corte nas taxas de juros seria em meados do ano, alguns meses antes das eleições.

“Não temos a certeza sobre o que exatamente Powell disse fora da entrevista e, em parte por esta razão e em parte porque a nossa previsão de inflação é inferior à do Fomc, não vamos alterar a nossa previsão para o primeiro corte que ocorrerá em maio, em desta vez”, apontam em relatório.

Já o economista André Perfeito destaca que Powell deixou claro que o Fed vê espaço, sim, para queda dos juros, mas esperam mais dados econômicos confirmarem a queda da inflação para iniciar os cortes.

“Ele foi até em certa medida permissivo com o que espera dos dados, segundo ele os números não precisam vir ‘excelentes’, se vierem ‘bons’ já será o suficiente para iniciarem os cortes, muito provavelmente três em 2024”, disse.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar