Powell minimiza necessidade de aumentos mais agressivos de juros e dólar cai
Por Investing.com – O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, enfatizou a necessidade de aumentos graduais da taxa em um discurso proferido no Simpósio Econômico de Jackson Hole na sexta-feira, mas minimizou a necessidade de uma postura mais agressiva, enviando o dólar para baixo.
Em seu discurso, Powell identificou dois riscos: “mover-se rápido demais e encurtar desnecessariamente a expansão frente a se mover muito devagar e arriscar um superaquecimento desestabilizador”.
“Eu vejo a trajetória atual de elevar gradualmente as taxas de juros como a abordagem que o FOMC deve levar a sério diante de todos esses os riscos”, afirmou.
Mas Powell também indicou que não há sinais claros de uma aceleração acima do objetivo de inflação de 2% do Fed e disse que não parece haver um risco elevado de superaquecimento da economia.
“Como a declaração mais recente do FOMC indica, se o forte crescimento na renda e no emprego continuar, aumentos graduais adicionais na faixa alvo da taxa dos fundos federais provavelmente serão apropriados”, concluiu ele.
Os investidores viram no discurso de Powell uma postura mais pacífica, que pareceu descartar a necessidade de um endurecimento mais agressivo, pois ele sugeriu falta de pressão inflacionária e colocou a condição para aumentos graduais das taxas de juros em uma continuação da força econômica atual e um mercado de trabalho forte.
O índice dólar, que mede a força da moeda frente a uma cesta ponderada de seis principais divisas, ampliava as perdas, recuando 0,58% para 95,00 às 11h20, o que se compara a 95,22 antes do discurso.