Estados Unidos (EUA)

Powell fala em ‘eventual pausa no aperto’ nos juros, mas não dá muita esperança; entenda

22 mar 2023, 16:49 - atualizado em 22 mar 2023, 16:49
Jerome Powell Federal Reserve FMC bitcoin
Powell fala de eventual pausa no ciclo de altas, mas não descarta futuros reajustes na taxa de juros. (Imagem: Flickr/Federalreserve)

O Federal Reserve elevou mais uma vez a sua taxa de juros. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) reajustou a taxa em 0,25 ponto percentual.

Apesar de o comunicado apontar para o fato de que o banco central americano não descarta novas altas para puxar a inflação de volta para a meta de 2%, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse durante coletiva que a autoridade monetária avaliou “uma eventual pausa no aperto”.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Ainda assim, ele manteve o seu tradicional discurso de que a inflação segue muito alta e que todas as decisões do Fed serão avaliadas a cada reunião. Além disso, Powell destacou que, se a economia seguir como os dirigentes do banco central esperam, não haverá corte de juros no fim de 2023.

“Não estamos de mãos atadas; se precisarmos elevar juros, faremos isso”, disse. Powell ainda falou que é difícil dizer como o aperto de crédito, causado pela quebra do Silicon Valley Bank (SVB), pode ajudar a promover um pouso suave da economia.

Com isso, o mercado se divide sobre como deve ser a próxima reunião do Fed, marcada para maio. O Fed Funds aponta 51,5% de chances de o Fed encerrar o seu ciclo de altas; enquanto 48% apostam em mais um aumento de 0,25 pp. Os outros 0,5% projetam um reajuste mais alto, de 0,50 pp.