Powell é questionado sobre inflação e regulamentação em audiência no Senado
O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, enfrentou duras perguntas sobre inflação e regulamentação bancária em audiência no Comitê Bancário do Senado dos Estados Unidos nesta quinta-feira.
Powell fez a mesma promessa de “apoio poderoso” para ajudar na recuperação econômica dos EUA que fez na quarta-feira ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados, uma indicação de que ele não vê necessidade de apressar a retirada do apoio monetário devido ao salto recente na inflação.
Mas os republicanos no Comitê do Senado deram continuidade à interrogação feita por seus colegas da Câmara, questionando Powell sobre se a forte aceleração da inflação será temporária, como o Fed espera, ou não.
O presidente democrata do Comitê, Sherrod Brown, também argumentou que o banco central enfraqueceu a regulamentação para os grandes bancos, permitindo-lhes aumentar os dividendos e recompras de ações.
Powell rebateu, dizendo que o Fed está observando de perto a trajetória da inflação, mas a considera “única na história”, um desdobramento da reabertura econômica que provavelmente não persistirá.
O nível de capital que os bancos devem separar atualmente, indisponível para dividendos ou outros pagamentos, é “basicamente correto”, disse ele.