Powell, do Fed, diz que economia está “longe” de redução de compra de títulos e inflação vai cair
O mercado de trabalho dos Estado Unidos “ainda está longe” do progresso que o Federal Reserve deseja ver antes de reduzir seu apoio à economia, enquanto a alta inflação atual diminuirá “nos próximos meses”, disse o chair do Fed, Jerome Powell, em declarações preparadas para audiência no Congresso nesta quarta-feira.
“A inflação aumentou notavelmente e provavelmente permanecerá elevada nos próximos meses antes de se moderar”, disse Powell, reafirmando a fé do banco central dos EUA de que os atuais aumentos de preços, apesar das preocupações que estão levantando sobre a inflação desancorada, estão ligados à reabertura da economia e serão passageiros.
Enquanto isso, “ainda há um longo caminho a percorrer” para reparar um mercado de trabalho que está 7,5 milhões de empregos longe de seu nível pré-pandemia, com o peso recaindo mais sobre os trabalhadores com salários mais baixos e os principais grupos étnicos e minoritários, e a taxa de participação geral ainda deprimida, disse Powell.
Combinados, os comentários mostram uma aproximação de Powell à narrativa central do Fed de que uma recuperação em rápida evolução trará milhões de pessoas de volta aos empregos, caso continue, que a inflação permanecerá ancorada ao longo do tempo em torno da meta de 2% do Fed e que não há razão para apressar qualquer aperto da política monetária.
A compra contínua de títulos do Fed e uma meta de juros mantida perto de zero “garantirão que a política monetária continuará a fornecer um apoio poderoso à economia até que a recuperação esteja completa”, disse Powell.
Hoje, Powell deve comparecer ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos EUA. Na quinta-feira, ele estará perante o Comitê Bancário do Senado.
Na última reunião de política monetária do Fed, algumas autoridades indicaram que o banco pode precisar recuar mais cedo do que o previsto por causa do salto da inflação.
Powell reafirmou que o Fed está discutindo sobre quando seria apropriado reduzir os 120 bilhões de dólares do banco em compras mensais de títulos, e que os ganhos de emprego devem continuar.
Em seu depoimento não houve menção aos riscos da nova variante Delta do coronavírus, mas há uma forte expectativa de que a recuperação deva continuar sem impedimentos.
“Os ganhos de empregos devem ser fortes nos próximos meses, conforme as condições sanitárias públicas continuam melhorando e alguns dos outros fatores relacionados à pandemia que atualmente os pressionam, diminuindo”, disse Powell.
(Atualizada às 10h51)