Powell, do Fed, diz não saber se haverá recessão ou não nos EUA
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (2) que “ninguém sabe” se haverá ou não recessão nos Estados Unidos. Para ele, um “pouso suave” da economia norte-americano “ainda é possível”, embora o caminho para essa aterrissagem tenha ficado mais estreito.
Apesar dos riscos econômicos, Powell ressaltou que o Fed ainda tem “um caminho a percorrer” em levar taxa de juros para cima para trazer a inflação para baixo. “Ainda pode levar algum tempo para trazer a inflação para baixo”, emendou.
Por isso, o presidente do Fed avalia que ainda é “muito prematuro” pensar em uma pausa no ciclo de aperto dos juros. “Temos algum terreno para cobrir ao mover a taxa de juros para cima”, destacou Powell.
Segundo ele, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) “não apertou demais” os juros norte-americanos. A taxa referencial dos EUA subiu nesta quarta-feira (2) em 0,75 ponto percentual (pp) pela quarta vez seguida e no sexto aumento consecutivo neste ano.
Aperto suave em dezembro
Ainda assim, Powell ressaltou que uma desaceleração no ritmo de aperto pode acontecer em dezembro, dando continuidade ao processo de aperto. “Em algum momento, será apropriado reduzir o ritmo de alta”, disse ele, reiteradamente.
Porém, ele observou que o nível terminal da taxa de juros no atual ciclo “é muito incerto”. “Dados desde setembro sugerem que o nível terminal da taxa será maior que o 4,6% esperado ao final daquele encontro”, destacou, referindo-se às projeções divulgadas juntamente com a decisão do encontro anterior.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!