Powell descarta recessão nos EUA e diz que corte de 0,50 p.p. não instala ‘novo ritmo’
Apesar de começar o ciclo de afrouxamento monetário dos Estados Unidos (EUA) com um corte robusto, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que não se trata de um “novo ritmo”.
“As condições nos permitiram realizar um corte maior nos juros hoje, mas eu não quero que ninguém olhe para isso como um novo ritmo”, disse em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (18), após o anúncio da decisão.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) cortou os juros de referência em 0,50 ponto percentual (p.p.). A taxa, que estava no intervalo de 5,25% a 5,50% desde julho de 2023, foi reduzida para 4,75% a 5% ao ano.
Trata-se do primeiro corte em mais de quatro anos, período em que o banco central norte-americano impôs condições restritivas para conter a inflação.
Powell fez questão de reforçar que o corte é resultado de “recalibração da política monetária”, dado o progresso com a inflação e a mudança no balanço de riscos. “A decisão de cortar os juros em 0,50 p.p. reflete a confiança de que, com uma recalibração adequada da postura monetária, a força do mercado de trabalho pode ser mantida e a inflação seguirá caindo”, disse.
“O mercado de trabalho esfriou de seu estado superaquecido anterior. A inflação diminuiu substancialmente de um pico de 7% para uma estimativa de 2,2% em agosto”.
O presidente do Fed também descartou uma eventual recessão na economia norte-americana. “Não vejo nada na economia que sugira que a probabilidade de uma recessão seja elevada”, afirmou.
“A economia dos EUA está em boa forma, crescendo em um ritmo sólido, a inflação está caindo e o mercado de trabalho está em um ritmo forte. Queremos mantê-la assim”, argumentou.
Projeções não indicam plano de voo
Junto ao comunicado da decisão sobre os juros, o Fed publicou suas projeções econômicas revisadas. Os membros acreditam que precisarão reduzir a taxa de juros para uma faixa de 4,25% a 4,50% até o final do ano.
- Onde investir após a Super Quarta? Veja como receber um dossiê gratuito com os investimentos mais promissores após as decisões de juros.
“Se a economia seguir como o esperado, projetamos que o nível apropriado dos juros será de 4,4% no final deste ano e 3,4% no final de 2025”, disse Powell, na coletiva.
No entanto, ele reforçou que as projeções não indicam um plano de voo ou decisão do Fomc. “Não temos nenhum curso predefinido. Continuaremos a tomar nossas decisões reunião por reunião”.
O presidente do Fed ainda ressaltou que nada nas estimativas sugere “pressa”. “Mencionei uma rota em direção aos juros neutros e iremos o quão rápido ou devagar acharmos apropriado”, afirmou.