Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Powell apoia aumentos graduais de juros e alerta sobre incerteza com comércio

Investing.com Brasil - 17/07/2018 - 13:15

Por Investing.com – O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reiterou nesta terça-feira que é apropriado seguir o plano do banco central de aumentar gradualmente a taxa de juros, embora tenha alertado que a incerteza a respeito das atuais tensões comerciais dificulta a análise.

“Com um mercado de trabalho forte, inflação próxima ao nosso objetivo e os riscos para as perspectivas mais ou menos equilibrados, o FOMC acredita que – por enquanto – o melhor caminho é continuar aumentando gradualmente a taxa dos fundos federais”, disse Powell em seu relatório semestral de política monetária enviado ao Congresso.

Powell indicou que ele e seus colegas decisores do Fed acreditavam que o mercado de trabalho permanecerá forte e a inflação permanecerá próxima dos 2% nos próximos anos.

Ele explicou que as condições financeiras permaneciam favoráveis ao crescimento, que um sistema financeiro mais forte estava em boa posição para atender às necessidades de crédito das famílias e empresas, políticas fiscais e de gastos continuariam a apoiar a expansão e as perspectivas de crescimento econômico no exterior permanecem sólidas apesar de maiores incertezas em várias partes do mundo.

No entanto, ele admitiu que “é difícil prever o resultado final das discussões atuais sobre a política comercial, bem como o tamanho e o momento dos efeitos econômicos das recentes mudanças na política fiscal”.

“De forma geral, vemos o risco de a economia se enfraquecer inesperadamente em termos mais ou menos equilibrados com a possibilidade de a economia crescer mais rapidamente do que prevemos atualmente”, acrescentou.

Em sua conclusão, Powell observou que a decisão do Fed de aumentar gradualmente as taxas se baseava na ideia de que um ritmo mais rápido ou mais lento acarretava riscos.

“Por um lado, aumentar as taxas de juros muito lentamente pode levar a inflação alta ou excessos no mercado financeiro. Por outro lado, se aumentarmos as taxas muito rapidamente, a economia poderá enfraquecer e a inflação poderá persistentemente ficar abaixo do nosso objetivo”, explicou.

Powell concluiu que o Fed continuaria a avaliar os dados recebidos e responderia com ação dependendo das perspectivas econômicas.

Últimas Notícias