Internacional

Potências mundiais testarão boa fé do Irã em relação a textos de junho

10 dez 2021, 10:36 - atualizado em 10 dez 2021, 10:38
Bandeira do Irã em Viena
“O Irã disse que aceitou trabalhar nos textos de junho. Agora isto será testado ao longo dos próximos dois dias”, disse fonte sob condição de anonimato (Imagem: REUTERS/Leonhard Foeger)

Potências mundiais avaliarão nos próximos dias se o Irã fala sério nas negociações nucleares, já que o país indicou que está pronto para continuar a conversar com base nos textos que foram acertados na última rodada de junho, disse uma fonte europeia nesta sexta-feira.

Nas conversas para salvar o acordo nuclear de 2015 com o Irã, retomadas na quinta-feira, os Estados Unidos e Israel aumentaram a pressão retórica sobre os iranianos a respeito de possíveis consequências econômicas ou militares se a diplomacia fracassar.

O principal negociador do Irã disse que seu país está se atendo à posição que delineou na semana passada, quando os debates foram interrompidos e autoridades da Europa e dos EUA acusaram o governo iraniano de fazer novas exigências e de renegar compromissos decididos no começo do ano.

“O Irã disse que aceitou trabalhar nos textos de junho. Agora isto será testado ao longo dos próximos dois dias”, disse a fonte sob condição de anonimato.

Grupos de trabalho para debater as sanções que os EUA poderiam suspender e os limites nucleares que o Irã precisa observar se reúnem nesta sexta-feira.

“A seriedade do Irã é óbvia. Vejam quem cancelou outras reuniões e está em Viena e quem não está”, disse o negociador iraniano, Ali Bagheri Kani, à Reuters.

Seus comentários levaram a crer que ele aludia ao negociador-chefe dos EUA, Rob Malley, que só deve chegar à capital austríaca no final de semana.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar